A 24ª Explofora terá como tema Flôres, Côres e Sabores.

A 24ª Edição da Expoflora será aberta ao público no dia 1º de setembro, a partir das 9h, em Holambra, antiga colônia holandesa hoje responsável por 40% das flores e plantas comercializadas no Brasil. Considerada a maior exposição de flores da América

  
  

A 24ª Edição da Expoflora será aberta ao público no dia 1º de setembro, a partir das 9h, em Holambra, antiga colônia holandesa hoje responsável por 40% das flores e plantas comercializadas no Brasil.

Considerada a maior exposição de flores da América latina, a Expoflora acontece até 25 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, e no dia 7 de setembro, feriado comemorativo à Independência do Brasil.

A expectativa dos organizadores é receber um público estimado em 283 mil turistas brasileiros e estrangeiros nos 17dias de duração do evento.

Durante a Expoflora, Holambra se transforma. A cidade, de apenas 10 mil habitantes, vê sua população multiplicada em mais de 2.800% durante o evento.

Cerca de 90% dos habitantes da cidade trabalham em algum tipo de atividade relacionada à produção e ao comércio de plantas flores.

Por isso, o objetivo da Expoflora é fomentar o hábito do consumo, realizando uma exposição temática onde os visitantes podem apreciar o s mais diferentes e criativos arranjos, observando as tendências das cores e espécies a serem mais utilizadas na primavera-verão. O tema desta edição é Flôres, Cores e Sabores.

Fundada por imigrantes holandeses, Holambra mantêm as características arquitetônicas das casas construídas e costumes trazidos pelos primeiros habitantes.

Durante a Expoflora, o turista é convidado a conhecer um pouco da Holanda através das manifestações culturais apresentadas na dança, na música, e na culinária típica.

Os ingressos custam R$ 18,00, sendo que crianças de até 05 anos, acompanhadas por um responsável, não pagam.
Infra-estutura

O recinto da Expoflora lembra a Holanda tanto na arquitetura quanto nos detalhes, como as cortinas de renda, os moinhos de vento, os tamancos de madeira e as roupas típicas trajadas pelas pessoas envolvidas na realização da festa.

A infra-estrutura inclui áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, posto médico, sanitários, frald ário, bebedouros com água fresca, postos de informação, equipes de apoio e caixas eletrônicos, além de lojas de souvenirs e um pavilhão de exposição onde podem ser encontrados de artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

Duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e cinco restaurantes oferecem desde fast food até comidas nacionais e típicas holandesas. O estacionamento tem capacidade para 5 mil veículos e 500 ônibus por dia.

Atrações

Além da Exposição de Flores onde serão utilizados, durante o evento, 44 mil hastes de flores de corte e 1.035 diferentes espécies de flores e plantas de vasos, os turistas se encantam com a Chuva de Pétalas de rosas, realizada diariamente às 17hs.

Diz a lenda que, aquele que consegue pegar uma pétala no ar tem seus desejos realizados. Assim, os turistas não perdem a Parada das Flores, um desfile de carros alegóricos que, junto com músicos e performistas, leva, o públi co num corso alegre e animado até o local onde a chuva é realizada.

Além das bandas itinerantes, também nos palcos espalhados pelo recinto, há atrações o dia todo. O grupo de Danças Típicas Holandesas, formado por 260 jovens holambreses divididos em 11 grupos, se apresentam diária e ininterruptamente, levando muita música e alegria ao ambiente.

Uma das novidades da edição 2005 da Expoflora é a Mostra de Paisagismo e Decoração de Áreas Externas, contando com são os 22 ambientes que envolveram o trabalho de dezenas de paisagistas, arquitetos e designers de interiores e o Pavilhão de Negócios em Paisagismo e Decoração de Áreas Externas.

Como as mulheres preferem permanecer mais tempo admirando o trabalho dos paisagistas, os organizadores sugerem aos maridos que ocupem as arquibancadas para assistir as exibições do Trekker Treker, um esporte que envolve tratores com motores envenenados e pilotos habilidosos, que conta até com um locutor, como os de rodeio, para incen tivar as equipes e contagiar o público.

Para quem deseja conhecer também o município de Holambra, a Expoflora oferece Passeios Turísticos que incluem city tour com informações sobre a história da cidade e da imigração holandesa no Brasil e a visita a uma fazenda de produção de flores.

No Garden Center, que ocupa uma área de 3.300 metros quadrados, o público ainda pode adquirir as flores e plantas produzidas em Holambra.

Serviço:

24ª Expoflora
data: De 01 a 25 de setembro, de quinta-feira a domingo, inclusive no feriado do dia 07,
Horário: das 9 h às 19 h
Localização: Holambra, SP, rodovia Campinas-Mogi Mirim, KM 141, a 140 km de São Paulo e 41 Km de Campinas.
Ingressos: R$ 18,00 (crianças até 05 anos acompanhadas por um responsável não pagam)

Fonte: Ateliê da Notícia

  
  

Publicado por em

Waldir

Waldir

12/09/2009 12:17:57
Gosto muito da cidade de Holanbra cada vez mais linda, à mais de 15 anos que vou esta cidade maravilhosa, na EXPLOFORA melhor ainda, Para bem a todos ai.