A Base da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

A Primeira Conferência Nacional de Meio Ambiente, cujo tema é: VAMOS CUIDAR DO BRASIL - busca ampliar a participação da sociedade na construção de um país sustentável. Seis temas estratégicos orientarão os debates: Água; Biodiversidade e espaços terri

  
  

A Primeira Conferência Nacional de Meio Ambiente, cujo tema é: VAMOS CUIDAR DO BRASIL - busca ampliar a participação da sociedade na construção de um país sustentável.

Seis temas estratégicos orientarão os debates: Água; Biodiversidade e espaços territoriais protegidos; Agricultura, Pecuária, Pesca e Florestas; Infra-estrutura: transporte e energia; Meio Ambiente Urbano; e Mudanças Climáticas.

A Conferência Nacional será precedida de Pré-Conferências realizadas em todos os estados e no Distrito Federal, configurando assim, numa oportunidade de amplo processo de educação ambiental.

O documento final aprovado em Brasília será encaminhado ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Seu objetivo geral da CNMA é mobilizar, educar e ampliar a participação popular na formulação de propostas para um Brasil sustentável, fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Os objetivos específicos são:
- Construir diretrizes para a consolidação do Sisnama como um instrumento para a construção da sustentabilidade ambiental;
- Diagnosticar e mapear a situação socioambiental: indicadores, atores sociais, percepções, prioridades;
- Promover um processo de mobilização e educação ambiental.

Pré-Conferências Estaduais

As pré-conferências nos estados foi o momento de levantar propostas e apontar prioridades que comporão as diretrizes que serão deliberadas durante a Conferência Nacional do Meio Ambiente. Teve ainda a missão de eleger os delegados e as delegadas que deliberarão, em Brasília, as sugestões dos 26 estados e do Distrito Federal.

As diretrizes construídas durante as Pré-conferências serão consolidadas em um documento tese que será avaliado, votado e debatido durante a Conferência Nacional do Meio Ambiente. Daí, surgirão as grandes linhas de ação para a gestão ambiental no Brasil.

As pré-conferências nos estados serão abertas a toda sociedade.

Saiba como foi a Pré-Conferência de São Paulo.

Fonte: ASCOM MMA

  
  

Publicado por em