A Biodiversidade Brasileira é tema de concurso inédito de documentários

Começou na terça-feira, 1º de abril, e prosseguem até 15 de maio, as inscrições para o 1º Concurso Biodiversidade Brasil de Documentários, uma realização TV Cultura, Natura Cosméticos e Ministério do Meio Ambiente. Os interessados deverão encaminhar

  
  

Começou na terça-feira, 1º de abril, e prosseguem até 15 de maio, as inscrições para o 1º Concurso Biodiversidade Brasil de Documentários, uma realização TV Cultura, Natura Cosméticos e Ministério do Meio Ambiente.

Os interessados deverão encaminhar projeto de documentário, com 52 minutos de duração, sobre temas relacionados à biodiversidade brasileira.

O objetivo é incentivar, informar e divulgar questões nacionais relativas ao patrimônio sócio-ambiental brasileiro. O autor do projeto vencedor, a ser anunciado no dia 6 de junho deste ano, receberá um prêmio de R$ 10.000,00 e ainda a garantia de um contrato de co-produção no valor de R$ 200.000, 00 que serão repassados pela Fundação Padre Anchieta.

Depois de concluído, o documentário terá exibição exclusiva, no final do ano, na Rede Cultura de Televisão.

O local de inscrição é o Núcleo de Documentários da TV Cultura (Rua Cenno Sbrighi, 378 - Água Branca / São Paulo), de segunda a sexta, das 9 horas ao meio-dia. Outros detalhes podem ser obtidos pelo telefone (0XX11)3874-3400 ou acessando o site.

PARCERIA - TV CULTURA / NATURA

Criado em junho de 2001, o Projeto Biodiversidade Brasil é resultado da parceria entre a TV Cultura e a Natura, proporcionando um espaço público de debate, reflexão e produção de conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e seu uso sustentável.

Este encontro vem gerando uma série de ações em favor da ampliação do debate nacional sobre a biodiversidade brasileira. O projeto estabelece a co-produção de programas televisivos e a formação de um banco de imagens sobre o tema, além de um esforço conjunto de divulgação e de conscientização do cidadão.

Os primeiros frutos estão no ar. São reportagens e programas, exibidos pela TV Cultura e produzidos em parceria com a Natura, que divulgam as riquezas sociais e naturais do Brasil e promovem análises sobre temas ligados à biodiversidade, sempre com a opinião de representantes das comunidades envolvidas e especialistas da área, através dos seguintes programas:

QUADRO BIODIVERSIDADE - REPÓRTER ECO - Quadro semanal sobre temas da biodiversidade brasileira inserido no programa Repórter Eco.

BIODIVERSIDADE - DEBATE - Programa mensal de debates para discutir os temas abordados no Repórter Eco, com a participação de convidados especiais, personalidades da área de meio ambiente e formadores de opinião.

BIODIVERSIDADE DOCUMENTO - Programas do Núcleo de Documentários da TV Cultura e co-produzidos pela Natura, abordando aspectos científicos, sociais, políticos e econômicos da biodiversidade brasileira.

Resultados :

Desde que foram ao ar os primeiro programas em setembro de 2001, já foram produzidos e exibidos 86 quadros Biodiversidade para o Programa Repórter Eco, 17 programas Biodiversidade Debate e 3 documentários `O Primeiro Mundo é Aqui` e `A Década da Aflição`, ambos dirigidos por Washington Novaes; e ainda `Biota`, série especial de quatro documentários, co-produzidida pelo
Projeto Biodiversidade Brasil e o Canal Azul.

Para toda essa produção, vale um destaque especial para o documentário `Primeiro mundo é aqui`, que ganhou o prêmio internacional de melhor documentário na categoria Educação Ambiental no VIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, em Portugal

Fonte: Ass.Imprensa -TV Cultura

  
  

Publicado por em