A gripe do frango é a maior ameaça para a humanidade

A gripe causada pelo vírus H5N1 é uma das maiores preocupações dos infectologistas neste momento. E não poderia ser diferente. `Se o vírus das aves cruzar com os tipos que atingem o homem, sofrerá mutações e poderá ocorrer uma epidemia generalizada`, expl

  
  

A gripe causada pelo vírus H5N1 é uma das maiores preocupações dos infectologistas neste momento. E não poderia ser diferente. `Se o vírus das aves cruzar com os tipos que atingem o homem, sofrerá mutações e poderá ocorrer uma epidemia generalizada`, explica o presidente da Comissão Científica do Congresso e médico do Hospital Emilio Ribas, Dr. André Lomar. Segundo ele, ainda não há casos de transmissão do H5N1 de humano para humano.

Os primeiros casos da gripe do frango surgiram na Ásia. Segundo o Dr. Lomar, somente quando o homem entra em contato com o animal infectado, contrai o vírus. `Na China, o convívio do homem com as aves, em especial as galinhas é íntimo, e até mesmo domiciliar`, comenta o médico.

A gripe sempre foi uma das maiores causas de morte no mundo. Em 1918, cerca de 21 milhões de pessoas morreram devido à `gripe espanhola`. Em 1957, a gripe asiática matou mais de 1 milhão de pessoas. A maior novidade é o surgimento da chamada `gripe do frango` que, em 1997, matou seis pessoas dentre 18 casos ocorridos no sudeste da Ásia, causada pelo vírus influenza H5N1.

`Este mesmo vírus voltou a afetar vários países da Ásia no ano passado e o grande problema é que neste último caso ainda não existe vacina. Portanto, a ocorrência de nova pandemia é um fato que as autoridades sanitárias esperam a qualquer momento`, afirma Dr. Lomar.

O vírus influenza

Febre alta, tosse, coriza, dores na garganta e fortes dores pelo corpo são os principais sintomas da gripe. Anualmente, cerca de 600 milhões pessoas no mundo sofrem com os ataques do vírus influenza - responsável pela doença. O tema faz parte do Congresso de Infectologia do Cone Sul, que acontece entre os dias 02 e 04 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Para o tipo de gripe que mais acomete a humanidade - influenza A e B - existe vacina. Estes vírus causam maior dano principalmente aos idosos e é bastante comum nos períodos mais frios do ano (entre os meses de abril e agosto).

A boa notícia é que existe um novo medicamento antiviral que mata o vírus da gripe, inclusive o H5N1: ele leva o nome científico de oseltamivir. Porém, lembra o Dr. Lomar, `funciona apenas nas primeiras 48 horas após o contágio`.

Serviço:

2º Congresso de Infectologia do Cone Sul
Data: 02 a 04 de dezembro
Horário: 08h00 às 19h00
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 60

  
  

Publicado por em