A primeira reunião do ano da ABEMA acontecerá em Fernando de Noronha-PE

A primeira reunião do ano da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente – ABEMA acontece em Fernando de Noronha/PE, desta quinta,04, a sábado,06. Praticamente todos os Estados estarão representados o que vai fortalecer a discussão de um a

  
  

A primeira reunião do ano da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente – ABEMA acontece em Fernando de Noronha/PE, desta quinta,04, a sábado,06. Praticamente todos os Estados estarão representados o que vai fortalecer a discussão de um acordo de cooperação e troca de experiências visando a descentralização de gestões e decisões hoje exclusivamente atreladas ao governo federal.

A pulverização das decisões ambientais entre os órgãos próximos às demandas não é a única bandeira da ABEMA para este ano.

“A entidade também pretende propor múltiplos canais federais de diálogo,exatamente em função da capilaridade da questão ambiental, entre Ministério do Meio Ambiente, das Cidades e da Agricultura, por exemplo”, informa a presidente da ABEMA, Alexandrina Sobreira, secretária - adjunta de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de
Pernambuco.

Na abertura da reunião, o engenheiro José Simeão de Medeiros, do Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE apresentará o sistema de informações geográficas Cenários da Caatinga, que será lançado em cd-rom dentro de três meses.

Este banco de dados, que já conta com 200 mapas temáticos e indicações socioeconômicas e ambientais, é uma iniciativa de Pernambuco e está dentro de um projeto maior chamado Consórcio Zoneamento Ecológico e Econômico – ZEE.

O secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais José Carlos Carvalho falará sobre a experiência de criação de núcleos ambientais nas diversas secretarias de governo, o que qualifica e dá nítido contorno interdisciplinar à questão. Experiência semelhante também será mostrada pela Bahia. O encontro terminará com a elaboração da declaração de Fernando de Noronha.

Fonte: Oficina de Notícias

  
  

Publicado por em