Abrelpe promove Seminário Internacional sobre Resíduos Sólidos e Limpeza Pública

A ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais realiza entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo,o RESILIMP 2004,Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Públi

  
  

A ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais realiza entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo,o RESILIMP 2004,Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, evento paralelo à FEILIMP 2004 – Feira Internacional de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos.

Em sua terceira edição, o evento agora ganhou status de internacional com o acréscimo de palestras de especialistas estrangeiros, que vão debater os principais aspectos dos resíduos sólidos ao redor do mundo.

Para esses temas foi destinado um auditório único, com capacidade para 600 pessoas. Após a solenidade oficial de abertura do seminário, marcada para a manhã do
dia 26, haverá uma palestra magna sobre Os Resíduos Sólidos no Mundo, apresentada por Jeff Cooper, presidente da ISWA – International Solid Waste Association.

À tarde, o programa tem continuidade com temas como A Solução para a Reciclagem de Embalagens na Espanha, com Jose Luis Alcaide Ruiz, da EcoEmbes, empresa criada e gerida pelas indústrias espanholas usuárias de
embalagens para se responsabilizar pela reciclagem das mesmas; Tratamento dos RSS nos Estados Unidos, com Edward Krisiunas, presidente da WNWN International, consultoria especializada na área de RSS; e Realidade e Tendências na Disposição dos Resíduos Industriais na Alemanha, apresentada por representante da GTZ – Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit.

Finalizando o programa internacional, acontece o painel Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Grandes Cidades, reunindo as experiências de Londres, Buenos Aires e Paris, com a participação de Wyane Hubbard, da Greater London Authority; Atilio Savino, secretário nacional de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Argentina; e um representante da municipalidade de Paris. Este painel será moderado por Antonio Carlos Pimentel, da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo.

Os outros dois dias de seminário (27 e 28 de maio) têm como foco de discussão a realidade brasileira dos resíduos sólidos em todos os seus segmentos e particularidades. Exemplos significativos da qualidade da programação nacional são palestras como Autodeclaração Ambiental na Geração de Resíduos, pelo Prof. Sabetai Calderoni; Sustentabilidade dos Serviços de Limpeza Pública, pela Dra. Maria Luiza Granziera; Aterros Sanitários: Solução Brasileira para Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos, pelo Prof. Fernando Thomé Jucá.

Há ainda os painéis Efeito Nimby Prejudicando o Meio Ambiente, reunindo representantes da indústria, do Ministério Público, da imprensa e de ONGs e Reciclagem de Embalagens no Brasil: Obstáculos e Soluções, do qual participarão associações especializadas. Cases também têm destaque especial, como O Programa de Coleta Seletiva do Município de São Paulo.

Para encerrar o RESILIMP 2004, as novidades são as visitas técnicas, proporcionando aos participantes contato direto com empreendimentos e soluções tecnológicas diferenciadas.

A programação inclui a CTR Caieiras, maior central de tratamentos de resíduos do Brasil, ETD Jaguaré, unidade de tratamento de resíduos de serviços de saúde com capacidade de 100 toneladas/dia, e a Usina de Compostagem de Vila Leopoldina, que processa cerca de 1.000 toneladas/dia.

“O RESILIMP 2004 consolida iniciativas anteriores da ABRELPE na realização de eventos com foco exclusivamente nos resíduos sólidos. Contamos com o apoio das mais diversas entidades ligadas ao setor, públicas e privadas, o que fará com que esse evento traga sempre os melhores especialistas em cada assunto, firmando-se, a cada edição, como um marco para aqueles que atuam na área”, comenta Eduardo Castagnari, presidente da ABRELPE.

Fonte: Accesso Assessoria de Comunicação

  
  

Publicado por em