Ações socioambientais de Itaipu despertam interesse dos chineses

O Programa Cultivando Água Boa já rendeu vários prêmios a Itaipu, como o Carta da Terra e o “5º Benchmarking Ambiental Brasileiro

  
  

A Itaipu Binacional, que serviu de inspiração técnica para os chineses na construção da usina de Três Gargantas, agora também é um exemplo de boas práticas socioambientais. A convite da empresa que administra Três Gargantas, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, apresentou as ações socioambientais desenvolvidas na Bacia do Paraná 3, durante um simpósio internacional realizado dentro da hidrelétrica chinesa.

No simpósio, promovido em conjunto com as organizações não-governamentais International Hydropower Association (IHA), The Nature Conservancy e World Wide Fund for Nature (WWF), Nelton Friedrich falou principalmente sobre o Programa Cultivando Água Boa, um conjunto de 20 programas e 63 projetos desenvolvidos com vários parceiros em 29 municípios da área de influência da usina, a Bacia Hidrográfica do Paraná III.

De acordo com o diretor de Itaipu, a receptividade foi muito positiva, “Tanto os dirigentes da usina de Três Gargantas, como os representantes das diversas entidades presentes no evento, mostraram interesse em conhecer mais a fundo o programa”, ressaltou.

O que mais chamou a atenção, disse Friedrich, foi a gestão por microbacias, o envolvimento dos diversos parceiros da Itaipu, principalmente das comunidades, e a forma como a empresa está alcançando resultados na área ambiental.

O Programa Cultivando Água Boa já rendeu vários prêmios a Itaipu, nacionais e internacionais, como o Carta da Terra e o “5º Benchmarking Ambiental Brasileiro”.

“Além do trabalho diretamente ligado à água, causou muito interesse o estímulo que damos a outras práticas, como a agricultura orgânica, a educação ambiental e as plantas medicinais”, disse o diretor de Itaipu. Segundo ele, a palestra teve um retorno imediato.

“O diretor de operações da WWF na China, Zhu Chunqeuan, manifestou interesse em um intercâmbio de informações, enquanto Refaat Abdel-Malek, presidente da IHA, disse que que vai trazer a Itaipu representantes de hidrelétricas para conhecer melhor o programa”, contou Nelton Friedrich.

Fonte: Divisão de Imprensa Itaipu Binacional

  
  

Publicado por em