Acordo prevê cooperação para conservação dos ecossistemas marinhos

Visa promover a implantação de ações ou de projetos específicos para atividades de capacitação, instrução e cooperação mútua

  
  

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a ONG americana Rare Conservation e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram um acordo interinstitucional, na quinta-feira (15/5), em Brasília.

A intenção das instituições é construir uma cooperação para promover ações de preservação nas zonas costeiras e marinhas.

Participaram do ato, o presidente e CEO da Rare Conservation, Brett Jenk, o presidente substituto do ICMBio, Marcelo Marcelino, e o chefe de gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA), Fernando Tatagiba.

Para Marcelo Marcelino, esse acordo veio acrescentar no trabalho que o instituto desenvolve. "Entendemos que as nossas unidades marinhas podem ter um papel importantíssimo na conservação das espécies ameaçadas, através de um manejo sustentável que as comunidades têm condição de realizar", explicou.

"Quanto mais parcerias que nos ajudem a melhorar a gestão das unidades de conservação, melhor", concluiu Marcelino.

O acordo prevê, por exemplo, a promoção e implantação de ações ou de projetos específicos para atividades de capacitação, instrução e cooperação mútua.

Para Brett Jenk, o estímulo que o ICMBio oferece às comunidades para conservação dos ecossistemas é um bom começo para o trabalho conjunto.

"A gente quer trabalhar em 18 Áreas de Preservação Ambiental (Apas) e Reservas Extrativistas (Resex) marinhas, selecionar líderes e ajudar na conservação marinha em nível mundial", afirmou Jenk.

Também estiveram presentes na assinatura do acordo as assessoras de Assuntos Internacionais e Diretoria de Ações Ambientais do ICMBio, Juliana Von Sperling e Tatiana Rehder, o vice-presidente sênior da Rare na América Latina, Keith Alger, e a bióloga marinha Mônica Brick

A Rare Conservation

A Rare Coservation é uma ONG que mantém parcerias em 50 países. A missão da instituição é desenvolver programas de conservação que beneficiem não apenas as pessoas, mas o meio ambiente, com a participação de comunidades locais.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: ICMbio

  
  

Publicado por em