Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de car

  
  

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social.

Até recentemente, principalmente em nosso país, a água era considerada como um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidade que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado, grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. Fundada em 1977, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, vem acompanhando, estimulando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.

À época de sua criação, a ABRH tinha por compromisso editar uma revista técnica especializada e realizar um simpósio nacional a cada dois anos, ambos plenamente atendidas. No caso dos Simpósios, alguns foram realizados em conjunto com a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e o de 1993 reuniu também os países do Cone-Sul. Além da editoração ininterrupta de uma revista técnica de alto nível, a ABRH ampliou sua atividade nessa área através do lançamento da Coleção ABRH de Recursos Hídricos, que hoje perfaz um total de quatro volumes, além de dois volumes de `Métodos Numéricos em Recursos Hídricos`, dentre outras publicações.

Alinhando-se às mais modernas abordagens da ciência da gestão hídrica, a ABRH inicialmente formada predominantemente por engenheiros civis, ampliou seu quadro de associados com a participação de profissionais das mais diversas formações. Atuando com independência, a ABRH tem procurado servir de fórum de debates e de encaminhamento das soluções das questões na área de recursos hídricos, visando em primeiro lugar atender aos interesses da sociedade como um todo.

==============================================
ABRH
Av. Bento Gonçalves, 9500
Caixa Postal 15029
CEP 91501-970 Porto Alegre - RS
Fone: (051) 493 2233 / 316 6652
Fax: (051) 493 2233
abrh@abrh.org.br

  
  

Publicado por em