Empreendimentos sustentáveis são a bola da vez

Na busca pela responsabilidade socioambiental, empresas competem para se mostrarem mais verdes do que a concorrência. As causas desse movimento serão explicadas durante palestra no Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental.

  
  

Na busca pela responsabilidade socioambiental, empresas competem para se mostrarem mais verdes do que a concorrência. As causas desse movimento serão explicadas durante palestra no Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental.

Especialistas acreditam que 2007 já é um ano de quebra de paradigma. O requisito de percepção de responsabilidade socioambiental passa a superar o de bom atendimento na escolha entre um produto ou serviço de uma empresa. Os empreendimentos sustentáveis já são uma realidade e despontam como uma das mais interessantes tendências mundiais. Harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade, os empreendimentos sustentáveis proporcionam melhor retorno para seus investidores e proprietários, menores custos e melhor saúde, conforto e produtividade para seus ocupantes.

“Os empreendimentos sustentáveis estão ajudando as corporações a criar nos seus potenciais clientes uma percepção de responsabilidade socioambiental, tornando suas sedes em unidades Green Buildings”, destaca Newton Figueiredo, presidente da SustentaX, empresa de engenharia de sustentabilidade de empreendimentos. O empresário participará da palestra "Materializando a Responsabilidade Socioambiental através de Empreendimentos Sustentáveis", na quinta-feira (16), durante o Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental em Florianópolis.

Segundo Figueiredo, em função do grande impacto que o setor da construção civil causa na produção de gases efeito estufa, a construção de prédios sustentáveis é a forma mais eficaz de se combater o aquecimento global. De um lado, o mercado consumidor dará mais preferência para produtos e serviços desenvolvidos com responsabilidade socioambiental. Já as empresas que desenvolverem empreendimentos sustentáveis terão mais facilidade para obtenção de créditos e captação de recursos em bolsa. “Os empreendimentos sustentáveis certificados terão mais facilidade para encontrar compradores e financiadores”, prevê o presidente da SustentaX.

Os empreendimentos sustentáveis não necessariamente custam mais caro. Em muitos casos, pode-se economizar muitos recursos para os investidores. “Os Green Buildings oferecem também baixos custos operacionais, melhor saúde e produtividade para os ocupantes, ambientes mais confortáveis e de melhor bem-estar”, explica Figueiredo.

Características dos empreendimentos sustentáveis:

• energeticamente eficiente: sem desperdício de energia

• sem desperdício de água: com uma consciência e medidas para utilização e reuso econômico da água

• controle da qualidade do ar interno dentro de padrões para conforto e higienização

• descarte controlado de resíduos de materiais

• disponibilização de procedimentos para reciclagem de materiais

• harmonizado com o meio ambiente nos processos de interação com o exterior
(Envolverde/Carbono Brasil)

Fonte: Envolverde

  
  

Publicado por em