Evento paralelo ao FSM promove o plantio de mil mudas nativas em Belém

A exuberante natureza que compõe o Parque Estadual do Utinga (PEUt), no bairro Utinga, em Belém, será o cenário para o evento.

  
  

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema), em conjunto com mais de 30 instituições, contribuirá com a programação do Fórum Social Mundial (FSM) de 2009, que acontecerá no final deste mês na capital paraense. Um dos destaques será a atividade "Por entre ilhas e sonhos: pororoca de saberes, sabores e ritmos da Amazônia", que será realizada dia 31/1.

A exuberante natureza que compõe o Parque Estadual do Utinga (PEUt), no bairro Utinga, em Belém, será o cenário para o evento, que iniciará com uma programação cultural dos artistas regionais que trabalham "os sons da floresta".

Os participantes percorrem pelos quatro territórios temáticos do parque, onde estão representadas as populações caboclas, ribeirinhas, negras, quilombolas, camponesas e assentadas, os povos indígenas e da floresta.

Durante o passeio no PEUt os visitantes irão plantar mil mudas nativas, como parte do programa "Um Bilhão de Árvores para a Amazônia". As atividades servirão para o fortalecimento da luta em defesa da natureza, incluindo todos os ecossistemas amazônicos.

Atividades lúdicas, artísticas e culturais, combinadas às trilhas ecológicas, também tem espaço na programação, que propiciará a oportunidade da convivência e da interação dos participantes com as culturas dos povos e populações tradicionais da Amazônia.

"As pessoas sairão de lá refletindo sobre a importância da Amazônia e das Unidades de Conservação (UC´s), não somente daqui, mas do planeta. Então, estaremos trabalhando a conscientização para uma maior sustentabilidade e conservação da biodiversidade do planeta", aposta o gerente do Parque Estadual do Utinga e da Área de Proteção Ambiental (APA), da Região Metropolitana de Belém, Maurício Pascoal.

O Parque Estadual do Utinga foi criado em outubro de 1993 e abrange os mananciais das águas que abastecem a cidade de Belém. Fazem parte desses mananciais um sistema de lagos (Bolonha e Água Preta), os rios Guamá e Aurá e pequenos igarapés como Utinga, Murutucu e Buiussuquara. Integrados ao entorno florestal, ocupam uma área aproximadamente de 1340 hectares.

Serviço:

Atividade "Por entre ilhas e sonhos: pororoca de saberes, sabores e ritmos da Amazônia"

Local: Parque Estadual do Utinga - Belém - Pará

Data: 31/1, das 8h às 12h

Levar chapéu, tênis, repelente, guarda-chuva, cantil ou garrafa com água.

Fonte: Ex-Libris

  
  

Publicado por em

Celeste aida gesteira paivacelestegesteira@oi.com.

Celeste aida gesteira paivacelestegesteira@oi.com.

22/01/2009 20:32:33
Excelente, só agora atraves da internet fiquei sabenddo, senão estaria indo voando para la. Conheci Belem e amei, adoraria conhecer esta região lindissima. Deveria ser mais divulgada. Por favor envie-me por email qualquer outro evento dessa natureza. obrigada.