Festival de Campos do Jordão neutraliza emissão de gases

A edição deste ano do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina terá um tom mais verde. O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - Dr. Luís Arrobas Martins ir

  
  

A edição deste ano do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina terá um tom mais verde. O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - Dr. Luís Arrobas Martins irá neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) produzidos em suas apresentações com a adesão ao Programa Carbono Neutro, da MaxAmbiental. Os gases gerados pelo consumo de energia, combustível e viagens aéreas para a realização de todas as apresentações para o público em praças ou em auditórios serão neutralizadas pelo plantio de árvores.

“A diversidade artístico-cultural do Festival ganha maior amplitude com esta iniciativa em relação ao meio ambiente. É um exemplo de sintonia social e de cidadania estabelecer ações dessa magnitude”, avalia Clodoaldo Medina, diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

Em 2007, a 38ª edição do Festival acontecerá entre 7 e 29 de julho em seis espaços – Auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr. Além, da belíssima cidade situada a 167 km de São Paulo, um dos pontos turísticos mais concorridos da estação no país. Ao todo, serão 48 espetáculos em 23 dias. Grande parte deles com preços populares e muitos gratuitos na Praça do Capivari, nas Igrejas Santa Terezinha e São Benedito.

Para a neutralização das emissões, a MaxAmbiental realizou cálculos e dará a certificação – selo CarbonoNeutro®, atestando as informações e a validade da metodologia. Serão necessárias 514 árvores, plantadas e mantidas pela organização S.O.S Mata Atlântica.

“Além de contribuir com a neutralização de gases, o Festival cumpre um importante papel socioeducativo de estímulo e sensibilização das pessoas em nível internacional para a questão do meio ambiente, algo que afeta a todos”, avalia Paulo Braga, diretor científico da MaxAmbiental.

CarbonoNeutro:

O Carbono Neutro é um selo que promove a neutralização de carbono como ferramenta adicional de marketing e comunicação institucional, por meio do desenvolvimento de programas dirigidos a públicos de interesse. O selo é um ícone desenvolvido pela MaxAmbiental, empresa de finanças e marketing ambientais que desenvolve projetos de redução de emissões de carbono geradas por produtos, serviços, ações, instalações e eventos em parceria com entidades ambientais reconhecidas internacionalmente.

Os programas são respaldados em projetos de plantios de árvores, conservação de biomas ambientais ou energia renovável. São auditados, comprovados, eficientes e atestados pelo selo CarbonoNeutro®.

A neutralização dos gases acontece na mesma proporção da emissão, o que é comprovado a partir da medição. Essa avaliação das emissões de gás carbônico é feita por meio de ferramenta científica e certificada internacionalmente. A MaxAmbiental faz o levantamento completo das atividades da empresa e nesses cálculos do volume de emissões entram passagens aéreas, lixo produzido, gasto em combustíveis de veículos, energia elétrica, matéria-prima, materiais, transporte, pessoal, entre outros.

A partir da constatação do volume emitido de CO2, a empresa realiza a neutralização através da compensação em projetos ambientais. Até o momento, 59 mil toneladas de CO2 despejados na atmosfera foram neutralizadas pela MaxAmbiental com o plantio de 28 mil árvores, em parceria com o Projeto Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. www.carbononeutro.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa - Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em