Fundação Roberto Marinho

Em 1977, as Organizações Globo criavam uma instituição privada, sem fins lucrativos, que atua no chamado Terceiro Setor da economia. Movida por uma missão, definida pelo seu idealizador, o jornalista Roberto Marinho, a Fundação que leva o seu nome tem por

  
  

Em 1977, as Organizações Globo criavam uma instituição privada, sem fins lucrativos, que atua no chamado Terceiro Setor da economia. Movida por uma missão, definida pelo seu idealizador, o jornalista Roberto Marinho, a Fundação que leva o seu nome tem por objetivo “contribuir, através do uso dos meios de comunicação, para a solução dos problemas educacionais da maioria da população brasileira”.

Para cumprir esta meta, ela desenvolve projetos educacionais em todo o país, nas áreas de ensino básico, educação extracurricular, patrimônio histórico, cultural e natural. Como princípio de realização, optou pelo modelo de parceria. Em todos os seus projetos - desenvolvidos em conjunto com empresas privadas, entidades governamentais, associações comunitárias, organismos internacionais e sindicatos - imprimiu um caráter educativo.

Suas iniciativas de educação ambiental contribuem para mostrar a importância de preservar para as futuras gerações animais e florestas ameaçados de extinção e de manter uma relação harmoniosa com o meio ambiente.

Fazer da ciência um aprendizado diário e divertido também sempre foi uma preocupação da Fundação Roberto Marinho: milhões de pessoas assistem semanalmente ao programa Globo Ciência, na TV Globo e no Canal Futura. No meio acadêmico, o Prêmio Jovem Cientista transformou-se num marco: já são 20 anos de incentivo à pesquisa científica e à busca de soluções criativas para desafios brasileiros.

Além disso, a Fundação realizou mais de 80 projetos de preservação e valorização dos bens históricos e culturais brasileiros, com a recuperação de museus, igrejas, capelas, conventos, casarões, teatros, centros e monumentos históricos em mais de 30 cidades brasileiras.

Como a educação é entendida pela Fundação Roberto Marinho num sentido mais amplo, não poderia ficar de fora de suas ações o meio ambiente. Por isso, além de campanhas de preservação da natureza, a Fundação criou o projeto de educação ambiental Tom da Mata, para conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de preservar a Mata Atlântica. O sucesso foi tanto, que esse projeto deu origem ao Tom do Pantanal, voltado para os estudantes das redes públicas dos estados próximos a esse rico ecossistema.

Principal meio de comunicação a serviço das iniciativas educacionais da Fundação, a televisão também continua abrindo seus horários para programas como o Globo Ecologia. Com mais de 470 episódios, já levou ao ar mais de dez campanhas de preservação, atingindo semanalmente cinco milhões de telespectadores.

Juntas, todas essas iniciativas compõem o universo ilimitado do conhecimento, no qual a Fundação Roberto Marinho e seus parceiros investem para ajudar o Brasil a se tornar um país vitorioso.

==============================================
Fundação Roberto Marinho
Rua Santa Alexandrina, 336
20261-232 - Rio de Janeiro
Tel.: 21- 3232-8800
Fax: 21 - 3232-8898

  
  

Publicado por em