Ibama faz a maior apreensão de agrotóxicos no interior de São Paulo

O uso inadequado de agrotóxicos, além de causar sérios danos ao meio ambiente pode ocasionar a intoxicação dos trabalhadores que manipulam os produtos

  
  
Foram encontrados produtos com data de validade vencida, em embalagens inadequadas e produtos não autorizados/Divulgação

Operação para fiscalizar o uso e armazenamento de agrotóxicos no interior de São Paulo apreende quase uma tonelada de produtos tóxicos.

Dentre as irregularidades, foram encontrados produtos com data de validade vencida, em embalagens inadequadas e produtos não autorizados.

A operação aconteceu entre os dias 10 e 24 de fevereiro, sendo os alvos principais fazendas produtoras de laranja na região de Bebedouro, maior centro produtor de suco de laranja do país.

Durante a operação os agentes do Ibama aplicaram multas no valor de R$ 91 mil além da apreensão de 876 Kg de agrotóxicos irregulares.

Em uma das propriedades fiscalizadas foi encontrado Brometo de Metila, produto banido do país para uso agrícola há mais de 10 anos.

Os produtores também foram notificados a melhorarem a sinalização dos locais de armazenamento dos agrotóxicos bem como devolverem produtos vencidos a menos de seis meses, e a se cadastrarem no Cadastro Técnico Federal.

O Cadastro Técnico Federal é o registro de todos os empreendimentos que possuem atividade potencialmente poluidora em um banco de dados gerido pelo Ibama, instituído pela Política Nacional de Meio Ambiente – Lei 6.938/98.

O uso inadequado de agrotóxicos, além de causar sérios danos ao meio ambiente, pode ocasionar a intoxicação dos trabalhadores que manipulam os produtos sem a proteção necessária.

Como resultado, da operação, foram lavrados 22 notificações, oito Autos de Infração e oito Termos de Apreensão. A operação faz parte do Planejamento Anual de Proteção Ambiental do instituto e terá novas etapas ao longo deste ano.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Escritório Regional do Ibama em São José do Rio Preto/SP

  
  

Publicado por em