IBAMA iniciará reflorestamento da Mata Atlântica da Base Aérea de Natal

Inicialmente, será feito o plantio de aproximadamente 200 mudas de essências florestais nativas

  
  

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) iniciará na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, às 9h30, o projeto de enriquecimento florestal da Mata Atlântica existente na Base Aérea de Natal (BANT), uma área de aproximadamente 590 hectares, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica.

Inicialmente, será feito o plantio de aproximadamente 200 mudas de essências florestais nativas, como ipê rosa, ipê amarelo, ipê rocho, cedro, sapucaia, massaranduba, jatobá, macaúba, pau-brasil, oiti, pitanga, peroba, pitomba e juazeiro.

Esse plantio se dará com o esforço integrado da ONG Nature Viva Mangue (NAVIMA), entidade presidida pela bióloga Rosimeire Dantas, com a qual o IBAMA tem acordo de cooperação técnica. Também estarão participando do plantio os seguintes integrantes do IBAMA: Amauri Gurgel, Luiz Eduardo Carvalho Bonilha e Marlova Chaves Intini.

Para adensamento dessa área de floresta, a BANT e o IBAMA firmaram convênio, no dia 12 de março, que foi assinado pelo comandante da BANT, coronel aviador Carlos Eduardo Alves da Silva, e pelo superintendente do IBAMA-RN, Alvamar Costa de Queiroz.

A finalidade do Termo de Cooperação Técnica é possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e ações de recuperação ambiental, como pesquisas da fauna, flora, recursos hídricos, solo, e replantio de mudas de pau-brasil, entre outras espécies, que possam dar suporte para a sustentabilidade ambiental.

Fonte: Rede de Ong's da Mata Atlântica

  
  

Publicado por em