Instituto Ecoar

Após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Global 92, ambientalistas, profissionais e estudiosos se reuniram para continuar discutindo questões ambientais, voltados para atividades educacionais e de prod

  
  

Após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Global 92, ambientalistas, profissionais e estudiosos se reuniram para continuar discutindo questões ambientais, voltados para atividades educacionais e de produção agroflorestal. Foi assim que, em 1992, surgiu o Instituto Ecoar para a Cidadania, uma associação civil sem fins lucrativos, norteada por 3 princípios:
Educação Ambiental - reúne programas que objetivam a implementação dos princípios e ações do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Atua junto à sociedade civil, principalmente em escolas. Alguns dos programas são: Programa de Educ-Ação Ambiental, Programa de TV Eco-no-Ar, Projeto "Estadão na Escola". Além disso participa da coordenação da Rede Brasileira de Educação Ambiental junto com outras entidades ambientalistas.
Cidadania - o programa objetiva criar canais de expressão de uma nova consciência cidadã/ecológica, dar suporte à militância ambientalista e fortalecer a iniciativa coletiva em relação às questões sócio-ambientais. Procura reunir e mostrar o trabalho dos profissionais da área, como por exemplo, através do documentário "Brasil Alternativo" que mostra projetos alternativos na área urbana e rural do país. Participa de movimentos internacionais, além de fazer parte da coordenação brasileira da "Aliança por um Mundo Solidário e Responsável".
Recursos Naturais - através do Programa de Florestas procura trabalhar junto aos segmentos envolvidos no consumo, produção ou conservação florestal. Atua através da Associação Ecoar Florestal, organizando reflorestamentos e plantios. Entre 92 e 98, o Ecoar plantou 2,7 milhões de árvores.
O Instituto também procura avaliar a Educação Ambiental no Brasil. O primeiro projeto foi o "Avaliando a Educação Ambiental no Brasil: materiais impressos". O próximo já em andamento é o "Avaliando a Educação Ambiental no Brasil: materiais audiovisuais".

==============================================
R. Coriolano, 28 - Vila Romana - São Paulo - SP - Brasil
CEP 05047-000
tel: (11) 3871.0307 / 3871.0701

  
  

Publicado por em