Lei das sacolas plásticas no ES oferece subsídios para lei no Maranhão e Goiás

Estas sacolas se degradam num tempo de aproximadamente 18 meses quando expostas a luz, calor e oxigênio.

  
  
Palácio Anchieta-ES

Os estados do Maranhão e Goiás já possuem lei que obriga o comércio a utlizar sacolas plásticas oxibiodegradáveis ou outras sacolas que não agridam o meio ambiente. No Espírito Santo a lei já está em vigor e diversos estabelecimentos comerciais já estão substituindo as sacolas plásticas pela oxibiodegradável.

Com a invenção do plástico e seu uso intensivo a partir de 1970, alterou o costume dos consumidores. Antes as pessoas levavam sua sacola retornável para fazer compras, mas com o uso indiscriminado das sacolas plásticas pelo comércio, acabou por implantar um novo hábito na sociedade, deixando as antigas sacolas retornáveis para o tempo da vovó.

Ao comprar no Espírito Santo, observe a sacola que o comerciante irá lhe entregar e veja se contém a informação oxibiodegradável.
Estas sacolas se degradam num tempo de aproximadamente 18 meses quando expostas a luz, calor e oxigênio.

O resultado serão partículas cada vez menores, chegando ao final do processo sem resíduos nocivos ao meio ambiente, como afirmam os pesquisadores brasileiros doutores em oxibiodegradação e biodegradação, como o Dr. Telmo Ojeda, professor e pesquisador especialista no Centro de Pesquisas e Desenvolvimentos Petroquímicos da Universidade Luterana do Brasil.

A deputada Luzia Toledo, autora do projeto de Lei aprovado pelos deputados capixabas e sancionado pelo Governador Paulo Hartung, convida você para fazer o teste da sacola oxibiodegradável, colocando uma dessas sacolas em local que se possa ver e comprovar sua degradação, mesmo que de forma simples e caseira.

Com o aumento significativo de comerciantes que abraçaram a lei, o próximo passo será ampliar a lei para abranger todas as sacolas plásticas e plásticos que embalam produtos e alimentos, que tenham finalidade de proteção e transporte até o seu destino, quando são descartados no lixo ou aguardam a vez de virarem embalagem para o lixo caseiro e seu descarte para o meio ambiente.

Fonte: Almadorio

  
  

Publicado por em

Eder

Eder

17/05/2009 13:27:09
Não sei se aplaudo a atitude desses nossos governantes em criar esse projeto de lei.

"Vamos usar sacolas plásticas oxibiodegradáveis"

Ou deveriamos aplaudir a estupides de nossos governantes que concordaram nos anos 70 a ultilização de sacolas plasticas.

Acho isso uma palhaçada.

+ 35 anos se uso inconsciente.

Acho sim um otimo projeto.

Mas como vivemos em uma colonia dominada por politicos bestas, que representam muito bem nossa sociedade.

Fica ai um pergunta.

Quanto tempo mais eles vão levar para acreditar que devemos presermar nosso planeta ?

E se vc concorda que o uso dessas sacolas é o suficiente.
Se candidate ao governo.

ALFREDO ROSSETTO

ALFREDO ROSSETTO

02/04/2009 07:14:09
FANTÁSTICA A SACOLA,

ESTA LEI PRECISA SE EXTENDER PARA TODO O GLOBO TERESTRE.

Celeste aida

Celeste aida

22/01/2009 20:58:22
Ótimo, as sacolas deverião ser obrigatorias, bem como a reeducação do retorno das bolsas de compras, seja de pano ou as de palha.

Elissandra

Elissandra

21/01/2009 12:43:39
Otímo, adorei essa lei, só assim diminuira o lixo, nas ruas, praças e mercado.O meio ambiente agradece.

Grace

Grace

20/01/2009 15:43:33
excelente, sem duvidas, todos deveriam fazer isso!!!!