Ministros do Meio Ambiente projetam substituto do Protocolo de Kyoto

da Efe , em Copenhague Os ministros e altos funcionários do Meio Ambiente de 28 países, entre eles o Brasil, determinaram em reunião informal na Suécia que a conferência preparatória de Bali, em dezembro, dever

  
  

da Efe, em Copenhague

Os ministros e altos funcionários do Meio Ambiente de 28 países, entre eles o Brasil, determinaram em reunião informal na Suécia que a conferência preparatória de Bali, em dezembro, deverá estabelecer um calendário e um compromisso com medidas concretas para um futuro acordo sobre mudança climática.

O objetivo é obter até 2009 um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, informou o Ministério do Meio Ambiente sueco em comunicado.

A reunião foi realizada na terça-feira (12) em Riksgränsen, norte da Suécia, e contou com a participação de representantes de 28 países, entre eles Brasil, Austrália, Argentina, China, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Holanda, Portugal, África do Sul, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos.

"Fizemos importantes progressos nos preparativos para Bali, estabelecendo uma plataforma de negociações que contenha elementos para um futuro acordo", afirmou o ministro do Meio Ambiente sueco, Andreas Carlgren, no comunicado. "Houve um amplo consenso de que a conferência de Bali deve estabelecer um plano com um calendário e passos concretos para um acordo em 2009", acrescentou Carlgren.

Foram discutidos na reunião a adoção de medidas de correção por parte de todos os países, objetivos mais ambiciosos de redução de emissões poluentes, o desmatamento e desenvolvimento de novas tecnologias.

Os ministros ressaltaram que o desmatamento deveria ser objeto de atenção urgente e que os países industrializados precisam entrar em consenso em relação a "compromissos quantitativos".

É a terceira reunião informal desse tipo realizada desde 2005. As duas anteriores ocorreram na Groenlândia e na África do Sul. A Argentina se ofereceu para receber a próxima reunião informal em 2008.

Fonte:Folçha Online

  
  

Publicado por em