O meio ambiente como incentivo

Paranaguá é um dos municípios que se destacaram dentro do trabalho de regionalização feito pelo MTur em 2010

  
  

“O atendimento às necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras.” A definição clássica adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o termo sustentabilidade está na linha de frente dos planos nacionais do Ministério do Turismo. Diversas ações nesse sentido estão na agenda dos principais destinos turísticos brasileiros, que têm se organizado para que o meio ambiente seja um atrativo importante para seus visitantes.

Esse trabalho é um dos eixos de atuação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Ele é voltado para o fomento ao turismo responsável e produtivo, gerador de renda e ambientalmente sustentável. Desde 2008, o MTur apresenta anualmente o Estudo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Realizado em destinos prioritários por todo o Brasil, ele avalia 13 dimensões, tais como aspectos ambientais, sociais, culturais e atrativos turísticos.

Na dimensão ambiental, são consideradas as variáveis: legislação municipal de meio ambiente, rede pública de distribuição de água, rede pública de coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação pública de resíduos, além de unidades de conservação no território municipal. As médias dos destinos nesta dimensão foram 58,9 (2008), 61,8 (2009) e 65,6 (2010), o que revela evolução dos destinos nesta variável.

No estudo de 2010, Paranaguá foi um dos destinos premiados em aspectos ambientais, na categoria “Boas Práticas – Não Capitais”. O projeto reutiliza a água da chuva para fins não potáveis, por meio da coleta em reservatórios e calhas instaladas em pousadas e restaurantes da Ilha do Mel. “Com mananciais de água reduzidos e com uma população de 1.600 habitantes que, durante a alta temporada, recebe mais de 5.000 turistas, a capacidade de abastecimento de água para comunidade e turistas fica comprometida.

Ações inovadoras são sempre bem-vindas”, diz o professor especialista em meio ambiente da faculdade Isulpar, Francisco Xavier da Silva Souza, parceiro da prefeitura de Paranaguá no projeto.

Os resultados do Índice de Competitividade de 2011 estão concluídos serão divulgados nas próximas semanas pelo Ministério do Turismo.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em