Obra literária aborda o projeto que monitora atividades na Amazônia

O livro "Cultura Tecnológica Sustentável: Estudo de Caso do Projeto Cognitus na Petrobras", da pesquisadora e jornalista Carmem Carril, será lançado hoje, terça-feira (08/05), às 19h, na Fnac-Paulista, n

  
  

O livro "Cultura Tecnológica Sustentável: Estudo de Caso do Projeto Cognitus na Petrobras", da pesquisadora e jornalista Carmem Carril, será lançado hoje, terça-feira (08/05), às 19h, na Fnac-Paulista, na Avenida Paulista, 901, em São Paulo.

O livro tem apoio da Petrobras e relata as ações do Projeto Cognitus (Ferramentas Cognitivas para a Amazônia), cujos pesquisadores desenvolvem ferramentas inovadoras para monitorar as condições da Amazônia, com o objetivo de preservá-la.

De acordo com a autora, a obra é uma oportunidade para refletir sobre como a tecnociência está se preparando para estabelecer um diálogo mais harmonioso entre o ser humano e a natureza.

O Projeto Cognitus é uma iniciativa da Petrobras para reconhecer e levantar dados sobre o comportamento das áreas de inundação da Amazônia, criando mecanismos de prevenção contra os riscos de derramamento do petróleo que é extraído e movimentado pela Petrobras na região de Urucu, na Amazônia.

O Cognitus é coordenado pelo pesquisador Fernando Pellon de Miranda, que forneceu os subsídios para a elaboração do livro. De acordo com ele, a obra será importante na divulgação das atividades desenvolvidas na área de responsabilidade social e ambiental pela Petrobras na Amazônia.

"Esse nível de sofisticação nas pesquisas é fator determinante para mostrar à sociedade nossa capacidade de ação preventiva e no caso de emergências", explica Fernando Pellon de Miranda.

Uma das ferramentas do Projeto Cognitus é o Robô Ambiental Híbrido, idealizado para o monitoramento à distância das comunidades da área de influência das atividades da Petrobras.

Sobre a autora

Carmem Carril é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e tem pós-graduação em Marketing e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero. Atua como jornalista, pesquisadora, professora e consultora em gestão de marcas e marketing. A marca Petrobras foi tema de sua dissertação de mestrado e tem sido alvo de outros estudos da autora. São de sua autoria os livros "A alma da marca Petrobras" e "O que a marca representa na sociedade contemporânea" (no prelo).

Fonte : Gerência de Imprensa da Petrobras

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em