Parque Municipal do Trabiju será revitalizado

Serão instaladas cinco estações de conhecimento com materiais didáticos sobre sustentabilidade, incluindo informações sobre fauna, flora e reciclagem

  
  

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba e a Evoluir, empresa de educação para a sustentabilidade, realiza uma cerimônia de celebração da assinatura do projeto de revitalização do Parque Municipal do Trabiju.

O evento aconteceu hoje, dia 3, às 11h, no auditório da Prefeitura.

Com investimento de R$ 400 mil feito pela Novelis a partir da lei de incentivo à cultura, Lei Rouanet, o projeto “Promoção do uso público para educação ambiental e visitação no Parque Natural Municipal Trabiju” irá aprimorar a infraestrutura do local e capacitar os guarda-parques para a realização de visitas temáticas.

“Temos certeza de que essa iniciativa vai beneficiar tanto a população quanto os visitantes do Parque, estimulando o contato com a natureza e a sua preservação, além de reforçar o local como um atrativo turístico do município”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

“O apoio a este projeto é parte do investimento de mais de R$ 1 milhão feito pela Novelis em 2014 emPindamonhangaba, em iniciativas de responsabilidade social nas áreas de educação, esporte, cultura, segurança e cidadania”, complementa Lima.

Serão instaladas no Parque cinco estações de conhecimento com materiais didáticos sobre sustentabilidade, incluindo informações sobre fauna, flora e reciclagem.

Essas áreas temáticas vão criar um espaço integrado de aprendizado e lazer e manterão uma agenda cultural com atividades que estreitarão a relação dos cidadãos com o meio ambiente.

Cinco ocas já existentes serão reformadas e adaptadas para receber as estações, revitalizando o Centro de Visitantes do Trabiju.

Cinco guarda-parques serão treinados para receber e orientar os visitantes, abordando os conteúdos das ocas temáticas e roteiros de visitas que serão elaborados para o espaço do parque.

Para Fernando Monteiro, diretor da Evoluir, a ideia é que o Parque atraia não apenas os moradores de Pindamonhangaba e região, mas também de outras cidades.

“É um espaço para todos. Temos muito orgulho de participar de uma iniciativa consolidada por meio de uma parceria municipal e o apoio da Novelis, e possibilitar que Pindamonhangaba tenha as adequações físicas necessárias para receber os visitantes”, relata Monteiro.

Neste primeiro ano, apesar de ainda passar por algumas reformas, o parque já estará disponível para visitação.

“A partir de 2015, queremos fortalecer o local como um Centro de Educação Ambiental, onde possamos mostrar como todos os elementos da natureza estão presentes na nossa cultura, sociedade e até dentro de nós mesmos”, finaliza.

Para o prefeito de Pindamonhangaba, Vito Ardito Lerario, essa parceria só gera benefícios para a cidade.

“A Novelis é uma empresa parceira, e esse convênio é muito importante porque traz benefícios para os estudantes, com as atividades de educação ambiental, e colabora para a preservação do Parque do Trabiju, que é uma riqueza natural de nossa cidade”, afirmou.

Atualmente, o Trabiju recebe apenas visitas agendadas e grupos de pesquisa.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Letícia Costa

  
  

Publicado por em