Pegada Ecológica é lançada em Campo Grande

A Pegada Ecológica visa calcular os rastros que nós seres humanos deixamos no planeta em razão dos nossos hábitos de vida e consumo

  
  

O WWF-Brasil e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) divulgam nesta terça-feira, 9 de março, a parceria para desenvolver a pegada ecológica da cidade de Campo Grande. A cerimônia será às 14h, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do MS (CREA), quando também será anunciada a adesão da capital do Mato Grosso do Sul à campanha de mobilização mundial Hora do Planeta da ONG ambientalista.

Atualmente, o cálculo da pegada ecológica - metodologia criada para calcular os rastros que nós seres humanos deixamos no planeta em razão dos nossos hábitos de vida e consumo - no Brasil é feito de maneira individual. Campo Grande será a primeira cidade brasileira a desenvolver essa metodologia, experiência que já vem sendo testada em cidades de outros países. A intenção é ter a metodologia criada para Campo Grande como um modelo que possa ser aplicado a outras cidades brasileiras.

Os itens que irão compor a base do estudo e as ações para reduzir a pegada serão discutidos com os parceiros locais - prefeitura, instituições de ensino e pesquisa, empresas, ONGs, entre outras, e elaborado um plano trabalho a ser desenvolvido durante o ano todo. O resultado do trabalho servirá para apontar diretrizes e fomentar políticas públicas para redução das emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global e melhorar as condições de vida da população de Campo Grande.

Hora do Planeta - Durante o lançamento da pegada ecológica de Campo Grande, será divulgada também a adesão, pela segunda vez, da capital sul-matogrossense à campanha de mobilização Hora do Planeta. O evento será realizado pela Rede WWF no próximo dia 27 de março quando, em todo o mundo, as pessoas são convidadas a apagar a luz por uma hora para mostrar sua preocupação com o aquecimento global e refletir sobre a necessidade de preservar os ecossistemas terrestres e aquáticos.

Serviço
O que: lançamento da Pegada Ecológica de Campo Grande e da adesão de Campo Grande à Hora do Planeta, 9 de março de 2010, 14h.
Onde: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA-MS, Rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo- Campo Grande (MS)

Fonte: WWF

  
  

Publicado por em

FLAVIA LOPES

FLAVIA LOPES

01/06/2010 16:03:13
interessante a ideia da pegada como analogia da nossa passagem pelo planeta e nossas atitudes de respeito ou desrespeito para com o palenta terra.
adorei...
posso copiar na minha comunidade?