Porto Alegre sedia o Centro de Estudos Antarctico

O local será voltado para estudos da historia, geografia, turismo e curiosidades da região.

  
  

O estudioso da região polar, Gunnar é o idealizador do Centro de Estudos Antarctico que será inaugurado neste início de 2009. O local será voltado para estudos da historia, geografia, turismo e curiosidades da região. Para elaborar o espaço, o empresário ampliou sua área, um salão localizado em Porto Alegre, Sul do Brasil.

Segundo Gunnar que é explorador da Antarctica e região, "a paixão que eu tenho por aquele continente poderá ser transmitida neste meu projeto, pois quero ensinar desde crianças estudantes aos mais curiosos e interessados adulto sobre a importância daquela região. Pretendo conseguir colégios, escolas e grupos em geral para trazer para visitas aqui. Vou plantar a semente!", declara com disposição.

Para todo o investimento realizado ao primeiro Centro de Estudos Antarctica, o empresário gaúcho espera obter um retorno daqui a cinco anos, porém não desvia o pensamento e a paixão pela região geleira que temos para olhar com outros olhos e diz: "no Brasil a gente observa os mapas e não olha para o 7º Continente, a Antarctica. Temos o Pólo Norte e o Pólo Sul para ser explorado, a Zelfa que é minha companheira nestes estudos e minha esposa, que leva os visitantes à Antarctica explora muito bem o Pólo Norte e o Pólo sul, os dois extremos", admite com orgulho.

Gunnar é graduado em Engenharia de Concreto Armado, atuou na área de exportação de móveis dos Estados Unidos para o mundo durante 15 anos, no oeste americano, bem como na Carolina do Norte, possuía a maior empresa de couro dos EUA com uma rede de fábricas no mundo inteiro.

Sua paixão por regiões exóticas começou quando migrou para a área de Turismo e adquiriu sua própria agência, a partir daí começaram seus estudos pela região. O empresário fala inglês, alemão, espanhol, dinamarquês e Sueco, pois teve uma vida na Suécia também.

A propriedade de Gunnar onde está localizado o Centro Antarctico é conhecida na capital gaúcha como "Os Jardins de Gunnar. Segundo ele, "acho que se destacou porque aqui a gente se aproxima muito de uma região voltada para a natureza. Acredito que tudo isso funciona e colaborou para montarmos a Antarctica aqui. Faço o trabalho com os pés no chão e é um projeto que vem de baixo, tem que educar as pessoas a valorizar um continente lindo e extremamente cenográfico", completa.

Além de criar o Centro Antarctico, Gunnar foi o único brasileiro da América do Sul a fazer a circunavegação completa, quebrando gelo em 28.000km, durante 73 dias. Foi o primeiro latino americano que fez a circunavegação completa, como diz: "uma beleza inaccessível vemos que é imenso aquele continente e a região cheia de belezas naturais que nem imaginamos".

A Antarctica chega ao Sul do País:

Porto Alegre ganhará o Antarctic Center, um espaço com exposições de fotos das viagens à Antártida, livros, pingüins em espécie de objetos, que será um centro de aprendizado para os interessados em aprender um pouco mais das regiões polares.

A variedade na Expedição realizada pela Antarctica Expeditions que envolve aventuras começando pelo Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina no famoso Canal do Beagle, onde a embarcação é realizada no Quebragelo russo de Quark Expeditions, agora poderá ser estudada e imaginada através de uma escola sobre a região polar mais exótica do mundo.

Nas experiências que Zelfa Zilva, colaboradora com a criação do Espaço e também organizadora e representante das viagens, traz para o público, através do seu conhecimento para o novo espaço revela, "depois de 1000km é possível chegar às Ilhas Shetland do Sul, enquanto professores e naturalistas internacionais davam aulas nos preparando para a grande aventura.

Aprendemos sobre os diferentes tipos de pingüins que vivem na Antártida, além disso, saímos do quebragelo e andamos em Zodíaco, por entre os icebergs e as visitas às ilhas, onde caminhamos bem perto da vida selvagem, sempre nos lembrando de que não se pode mexer ou tocar nos animais, um respeito à natureza", revela.

Mais novidades sobre o passeio também é possível observar no tour que acontece poucas vezes ao ano e oferece um cenário incrível apresentado por pingüins, vários tipos de focas e elefantes marinhos que passam descansando nas praias ou os icebergs.

"Saímos do quebragelo e andamos em Zodíaco, por entre os icebergs e as visitas às ilhas, onde caminhamos bem perto da vida selvagem, sempre nos lembrando de que não se pode mexer ou tocar nos animais, um respeito à natureza", explica a navegadora e empresária.

Novas saídas serão realizadas para o mês de fevereiro e novembro de 2010 e já estão disponíveis. Reservas também estão sendo feitas para ambos os pacotes, porém antecipadamente para o próximo bimestre.

Fonte: LN Press Comunicação

  
  

Publicado por em

Zoe vornicov borba de avillez

Zoe vornicov borba de avillez

26/03/2009 20:29:47
Excelente iniciativa dos Jardins do Gunnar !! O local é lindissimo e a viagem à Antartica uma experiencia unica para quem ama a natureza, quer emocoes fortes e deseja ver mais de perto redutos intocados da criacao de Deus !! tive a oportunidade de estar lá com a propria Zelfa e foi incrivel.