Praia paulista recebe certificação sócio-ambiental

O selo é concedido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FEE), que congrega mais de 50 países de todos os continentes

  
  

No próximo dia 4, quando uma bandeira azul for fincada na Praia do Tombo, no Guarujá (SP), o Brasil terá duas praias com certificação ambiental de reconhecimento internacional.

O selo é concedido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FEE), que congrega mais de 50 países de todos os continentes.

Tombo junta-se a Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), a primeira praia brasileira certificada. O selo da praia catarinense, concedido em 2009, foi renovado por mais um ano. A Bandeira Azul tremula em mais de 3,2 mil praias e marinas de todo o mundo.

“Trata-se de um programa de extrema relevância e credibilidade. A certificação Bandeira Azul representa um atrativo importante, pois serve de referência para turistas de todo o mundo”, avalia o diretor de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch.

As praias e marinas candidatas à Bandeira Azul devem cumprir critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro.

A certificação é concedida em última instância pela FEE após processo que inclui auditorias, avaliação de júri nacional e internacional.

O júri é composto por representantes dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, Organização Mundial do Turismo, Organização Mundial de Saúde e outros órgãos nacionais e internacionais.

A Bandeira Azul é concedida por período de um ano. Para manter o título a praia ou marina passar por novo processo de avaliação.

Fonte: MTur

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em

Edson

Edson

04/12/2010 06:32:46
Parabens pelo trabalho que a caooby fez, a praia do Tombo e muito bonita, mas exietem outras praias que devem ter uma atenção, como a praia da prainha Branca que é muito linda

Marylene

Marylene

03/12/2010 23:10:32
Sempre achei a praia do tombo muito bonita a enseada com o morro de um dos lados me fez lembrar muito da praia vermelha no Rio de Janeiro onde nasci e a frequentei varias vezes .Parabens e tomara que ela conserve a BANDEIRA para o ano que vem !!!!!!

GERALDO GOMES PIRES

GERALDO GOMES PIRES

03/12/2010 22:23:27
ESTA PRAIA É MUITO AGRADAVEL ,MAS AS PRAIAS VIzINHAS TAMBEM SÃO ACONCHEGANTES. SÃO SEM DÚVIDA NENHUMA AS MAIS BELAS DO LITORAL .

Mineiro

Mineiro

03/12/2010 22:19:53
Sou mineiro e frequento a praia do tombo uma vez por ano da qual gosto muito. Fico feliz pela escolha.
Parabens à Praia do tombo.

Paulo

Paulo

03/12/2010 21:24:58
Ótimo!! a praia do tombo é a melhor do Guarujá e do Brasil!!!!

José zeronian

José zeronian

03/12/2010 21:14:59
Foi bem merecido. AGORA A PREFEITURA TEM QUE FAZER A SUA PARTE . A PRAIA E LINDA.

CARLOS

CARLOS

03/12/2010 21:04:04
Achei otima a noticia e merecida para a praia do tombo ela é mesmo linda e maravilhosa quem puder vá conhece-la.

Genésio

Genésio

03/12/2010 19:13:53
Os critérios que fazem uma praia receber a bandeira azul poderiam estar mais detalhados. Esperemos que uma grande bandeira azul seja fincada por toda a costa brasileira.

Aparecida Goulart

Aparecida Goulart

03/12/2010 18:46:55
Considero a Praia do tombo realmente muito limpa, maravilhosa, mas a Prefeitura do Guaruja deveria mantê-la sempre em dia, por exemplo, o chuveiro coletivo construido numa das suas extremidades só funcionou um verão e foi desativado. O alerta pra conservar a área deve ser feita o ano todo.