Projeto Corredores Ecológicos

Visando a recuperação das áreas naturais prejudicadas pela exploração do homem, o Projeto Corredores Ecológicos, criado através do Programa Piloto para a Proteção das Florestas, tem trazido resultados positivos para a Mata Atlântica. A idéia é incentiv

  
  

Visando a recuperação das áreas naturais prejudicadas pela exploração do homem, o Projeto Corredores Ecológicos, criado através do Programa Piloto para a Proteção das Florestas, tem trazido resultados positivos para a Mata Atlântica.

A idéia é incentivar a preservação ambiental através da iniciativa pública e privada, proporcionar conexões entre essas áreas preservadas e, finalmente, proporcionar a criação de corredores ecológicos intactos.

Para que isso seja possível, o Projeto busca motivar a participação das comunidades que vivem no entorno dessas matas, ONGs, o setor privado, além de órgãos municipais, estaduais e federais.

O trabalho vem sendo realizado no Bioma Mata Atlântica, uma área de 85 mil km², que estende-se da Bahia até o Espírito Santo, englobando cerca de 85 municípios. Em sua extensão há manguezais, brejos, restingas e recifes de corais. Uma diversidade tão grande que a área é reconhecida como Patrimônio Mundial Natural, pela Unesco. É nesta área que está surgindo o primeiro Corredor Ecológico, resultado da recuperação de fragmentos que vem sendo transformados em Parques Nacionais e Estaduais, Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPNs), Reservas Biológicas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

O Projeto Corredores Ecológicos é responsável pelo apoio à gestão das Unidades de Conservação estaduais e federais, através de ações como revisão do zoneamento de Áreas de Proteção Ambiental, monitoramento da cobertura florestal e elaboração do Plano Gestor. A iniciativa também conta com diversos cursos e oficinas para garantir a qualificação das pessoas envolvidas com o Projeto, assim como gestores de Unidades de Conservação e RPPNs, profissionais de instituições públicas e entidades não-governamentais, etc.

  
  

Publicado por em