Projeto Ecobike chega a 20 mil bicicletas emprestadas em 10 meses

Alinhadas às necessidades ecológicas, todas as bicicletas são desenvolvidas com garrafas PET, material flexível que absorve pequenos impactos em terrenos irregulares

  
  

O projeto Ecobike de incentivo ao uso de transporte alternativo e à prática esportiva alcançou em abril a marca de 20.000 empréstimos de bicicletas, desde sua criação, em julho de 2012, na cidade de Indaiatuba (interior de São Paulo). A ação, patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, já reúne mais de nove mil usuários cadastrados.

Com uma média de 66 bicicletas emprestadas por dia, o projeto vem ganhando força. Somente no primeiro quadrimestre de 2013, mais de 8.000 unidades foram emprestadas, o que representa 40% do total de bicicletas cedidas desde julho de 2012. Apenas em abril, foram realizados os empréstimos de 1.721 unidades, sendo 598 nos finais de semana e 1.123 durante a semana.

Alinhadas às necessidades ecológicas, todas as bicicletas são desenvolvidas com garrafas PET, material flexível que absorve pequenos impactos em terrenos irregulares.

Outros benefícios da bicicleta ecológica são o processo de desenvolvimento limpo, preço inferior à versão tradicional, ausência de ferrugem, eliminação de solda e pintura, o que reduz a extração de recursos naturais, tais como minério de ferro e bauxita. Comparado ao convencional, o processo de produção das bicicletas também emite menos dióxido de carbono.

Cadastro:

Interessados devem efetuar o cadastro em um dos postos de atendimento espalhados por regiões distintas da cidade: na Praça Dom Pedro II, na sede da Guarda Municipal e em frente à Prefeitura, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos fins de semana, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

O cadastro só é efetivado após o usuário assistir a um vídeo educativo e responder um breve questionário sobre o conteúdo apresentado no filme. O cumprimento dessa etapa é obrigatório para inclusão dos dados e liberação da bicicleta.

Os pontos para retirada e devolução são equipados com totens de autoatendimento, localizados nas mesmas estações onde são realizados os cadastros. Além disso, os usuários podem consultar a disponibilidade de bicicletas nas próprias estações.

Sobre o projeto Ecobike:

O projeto Ecobike surgiu para incentivar o uso de bicicletas para o lazer, como um meio de transporte alternativo e reforçar a importância e os benefícios do exercício físico.

Além disso, conscientiza sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que as bicicletas são confeccionadas com materiais reciclados e não impactam a natureza.

Direcionada aos cidadãos do município de Indaiatuba, a ação foi idealizada pela prefeitura e tem patrocínio da Fundação Toyota do Brasil.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Fundação Toyota do Brasil

  
  

Publicado por em

Gutemberg Udson

Gutemberg Udson

28/08/2013 10:53:47
Adorei esse projeto das bicicletas ecologicas.Como faço para conseguir esse projeto para minha escola. Sou a cidade de Dourados ms. Minha escola é do municipio.
Espero atenciosamente uma resposta. Obrigado