Santos encerra Semana do Meio Ambiente com grande festa

Finalizando com chave de ouro a Semana do Meio Ambiente, iniciada no sábado passado (05/06), Santos contará com diversas atividades de conscientização ecológica no próximo sábado (12/06)

  
  

Finalizando com chave de ouro a Semana do Meio Ambiente, iniciada no sábado passado (05/06), Santos contará com diversas atividades de conscientização ecológica no próximo sábado (12/06), culminando com festa em 20 barracas instaladas no entorno do Aquário Municipal, das 10 às 16 horas.

Para o local vão se dirigir os participantes do passeio ciclístico, que partirão às 9 horas do Parque Clemente Santini, no Emissário Submarino (bairro do José Menino), até o bairro da Ponta da Praia, onde se localiza o Aquário. O percurso é de cerca de 6 Km, menor do que o da caminhada com ecopercepção, que terá início no Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136), no bairro da Aparecida, também às 9 horas, rumo ao mesmo destino. Durante o trajeto, uma monitora destacará aspectos da vegetação e da paisagem, procurando incentivar o interesse e a conscientização dos desafios socioambientais que se apresentam.

Por determinação da Unesco, 2010 tem como tema a biodiversidade. E é em torno do assunto que se desenvolverão, nas barracas de várias secretarias e entidades, orientações sobre consumo sustentável; oficina de origami; músicas da natureza; gincana ecológica com recolhimento de microlixo; teatro de tráfico de animais; oficina de instrumentos com materiais recicláveis; desfile de roupas e bijuterias com materiais reaproveitados; grafite em caçambas de entulho; teatro de fantoches; confecção do painel móvel "Oceanos“, com a ajuda das crianças, apresentação de capoeira; maquete de casa com criadouro de mosquito da dengue; etc.

No quesito exposições, haverá a de brinquedos ecológicos; a de banners sobre a Mata Atlântica; a de parasitas da praia; a de material biológico; a de camisetas confeccionadas com malha PET; a de bolsas de lona e banners reutilizados; a de artesanato com latas de refrigerantes; a de vassouras de PET etc.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos (PMS) tem a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), com participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e das secretarias municipais de Turismo (Setur), Esportes (Semes), Educação (Seduc), Saúde (SMS) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Conta ainda com a participação do Instituto Histórico e Geográfico de Santos; da Polícia Ambiental; das faculdades Unisantos e Unimonte; da LBV; do Instituto de Pesca Nupec Vivamar e diversas outras entidades que se interessam pela biodiversidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

  
  

Publicado por em