Seis cidades goianas se unem pela proteção ambiental

Primeiras ações do consórcio intermunicipal já preveem implantação da Lei Geral nos municípios e a construção de um Centro de Distribuição de Produtos Orgânicos

  
  
Entre os objetivos do consórcio estão a proteção dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite

Localizado a apenas 25 km de Goiânia, o município de Teresópolis tem toda sua área (92 mil m²) inserida dentro de uma Área de Proteção Ambiental, a APA do João Leite. Isso significa que esta jovem cidade, com 17 anos de emancipação, precisa se preocupar com a conservação dos recursos naturais da região e, ao mesmo tempo, fortalecer sua economia de modo sustentável.

Mas, junto com Teresópolis, outros cinco municípios também integram a APA: Nerópolis, Goianápolis, Anápolis, Ouro Verde, Campo Limpo de Goiás e Goiânia.

Desde o início de 2009, o Sebrae em Goiás e parceiros articulam uma integração das seis cidades para a implementação de um Projeto de Desenvolvimento da APA do João Leite na região. As primeiras reuniões resultaram na formação de um Consórcio Intermunicipal entre os municípios, que agora começam as primeiras ações conjuntas.

Nesta segunda-feira (17), na sede do Sebrae/GO, prefeitos, secretários e gestores públicos das seis cidades se reuniram para avaliar o primeiro semestre de atuação e planejar as atividades dos próximos cinco meses.

Por enquanto, os encontros são articulações para que o projeto seja implementado em 2010, dentro da metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), com apoio do Sebrae.

Mas alguns passos importantes já foram dados: os seis municípios já encaminharam um projeto de Lei de adesão ao consórcio para suas câmaras municipais e aguardam aprovação. Além disso, como parte do acordo, as prefeituras estão viabilizando a implementação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas.

Outra ação já definida pelo consórcio é o fortalecimento da produção de orgânicos nos municípios da APA, com a futura construção de um Centro de Distribuição de Produtos Orgânicos para a bacia. Durante o encontro de segunda-feira (17), autoridades e gestores também puderam conhecer as capacitações que o Sebrae/GO está disponibilizando para realizar em seus municípios, que vão ajudar no desenvolvimento econômico, social e ambiental pretendido no projeto.

O prefeito de Teresópolis, Uilton Pereira dos Santos, acredita que essa unificação trará muitos benefícios às cidades, “como na gestão pública, no tratamento da água, na adequação da economia local e também nos investimentos públicos e privados para os municípios”.

O secretário de meio ambiente da cidade, Ivan Cruz de Sousa, cita também as melhorias para os produtores rurais: “Juntos conseguiremos encontrar saída para várias questões, além de aumentar a renda e o emprego para nossa população”. Hoje, Teresópolis possui mais de 8 mil habitantes.

Serviço:
Unidade de Agronegócios do Sebrae/GO - (62) 3250-2298
Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/GO) - (62) 3250-2268

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Jane

Jane

01/01/2010 23:12:23
Realmente é um exemplo a ser seguido, pois é atravez de atitudes de união q poderemos ajudar o meio ambiente e o poder público tem q ser atuante.....parabéns!

Marinalva Oliveira Luz

Marinalva Oliveira Luz

11/09/2009 15:32:37
Parabéns! Como eu gostaria que a cidade onde moro (Mucugê- BA.) pudesse ser a sétima a se unir pela proteção ambiental. Projeto extremamente interessante!