Selo azul de saneamento básico será lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) e as Companhias Estaduais de Saneamento vão lançar um selo azul de saneamento básico no dia mundial do meio ambiente. As 24 companhias vão re

  
  

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) e as Companhias Estaduais de Saneamento vão lançar um selo azul de saneamento básico no dia mundial do meio ambiente. As 24 companhias vão realizar, ao longo do mês de junho, várias atividades por todo o país mobilizando a população para a importância do saneamento básico para a saúde, para a despoluição dos rios e mananciais e também para o meio ambiente.

A mobilização tem o objetivo de esclarecer à população que a coleta e o tratamento de esgoto é fundamental para a despoluição dos rios e lagos e para melhorar a qualidade de vida, sobretudo nas grandes cidades. A Aesbe reúne 24 companhias estaduais que, juntas, são responsáveis pelo abastecimento de água de 105 milhões de pessoas em 3919 municípios.

De abraço à nascente mais próxima, plantio de espécies nativas para proteger mananciais até mensagens nas contas de água passando por cantos das lavadeiras em Minas Gerais e ainda palestras e iniciativas junto às crianças, as companhias desenvolveram um calendário de ações que ultrapassam os oito dias da Semana Mundial do Meio Ambiente. Avança por todo o mês de junho.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – lança o selo azul às 15h30 do dia 05 de junho no bairro de São Cristóvão, próximo ao centro da capital mineira, com um grupo de cantoras lavadeiras da cidade de Almenara, que fica no Vale do Jequitinhonha. Elas vão se apresentar acompanhadas pelo coral infantil Gotas de Canção. O evento é gratuito. A idéia é mobilizar os mineiros com distribuição de panfletos, cartazes e muita música.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) organizou palestra, plantio de mudas nativas e caminhada em nascentes e parques onde há espécies da mata Atlântica.. Os eventos são uma iniciativa da Divisão de Educação Ambiental e fazem parte da programação dos 40 anos da Companhia.

No dia 5, no município de Castelo(ES), técnicos da Cesan apresentarão palestra sobre “Saneamento ambiental e qualidade de vida”. Depois, cerca de 300 estudantes de escolas municipais visitarão os estandes da Faculdade de Castelo (Facastelo), da Cesan e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Teatro Municipal de Castelo. À tarde, haverá plantio de mudas.

O município de Castelo foi escolhido pela Companhia para sediar a comemoração, porque nele foi construído o primeiro sistema de abastecimento que atendia à população da capital, Vitória. Atualmente, ele tem o objetivo de acumular água para o abastecimento de parte do município de Cariacica.

A reserva é uma das maiores áreas de preservação ecológica do Estado. Foi criada em 1965 como reserva florestal e transformada em biológica em 1991. Possui área de 2.910 hectares e é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica no Espírito Santo.

A Sanesul, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, elaborou um calendário de ações que inclui a impressão do selo azul da Aesbe nas contas de água da companhia e distribuição para os 68 mil municípios atendidos pela companhia. E ainda palestras em escolas da rede público, teatro de fantoches sobre a preservação dos rios, concurso de desenho e frases sobre o meio ambiente, e prêmios além de jogos educativos sobre a importância do saneamento em todas as escolas da rede pública do Estado. Na região metropolitana de Maceió estudantes de 8 a 12 anos de 50 escolas públicas vão plantar árvores, uma iniciativa da Casal em parceria com o Instituto de Preservação da Mata Atlântica.

Sobre Aesbe:

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3919 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios.

A associação está em atividade desde 1985 e nos seus quase vinte anos de existência vem desenvolvendo ações voltadas às questões do saneamento básico, discutindo e apresentando matérias variadas aos diversos fóruns, visando a evolução do setor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aesbe

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Juliana

Juliana

23/08/2009 17:29:53
Acho que é muito importante para todos.