Tratamento de esgoto traz vantagens econômicas e para o meio ambiente

Com a Lei do Saneamento Básico (11.445/2007), sancionada em janeiro desse ano e que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; com a previsão de investimentos em saneamento de R$ 40 bilhões, até 2010, conf

  
  

Com a Lei do Saneamento Básico (11.445/2007), sancionada em janeiro desse ano e que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; com a previsão de investimentos em saneamento de R$ 40 bilhões, até 2010, conforme o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC); e pela proximidade do Ano Internacional do Saneamento, data fixada pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) para 2008, espera-se que o Brasil melhore o quadro atual de déficit de domicílios atendidos com rede de tratamento de esgoto adequado, contribuindo assim para diminuir o despejo “in natura” no solo, rios, córregos e nascentes, que além de degradar o meio ambiente causa prejuízos à saúde pública, seja por disseminar doenças através do contato direto com a água contaminada e seus dejetos ou por proliferar vetores (r atos, baratas, mosquitos, entre outros).

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em todo o Brasil, apenas 48,5% dos domicílios dispunham, em 2006, de esgotamento sanitário através de rede coletora e 22,1% utilizavam fossa séptica, indicando inadequação clara ou inexistência do esgotamento sanitário nos restantes dos 29,4% dos domicílios. Por conta deste quadro, ações de saneamento estão entre as prioridades do PAC. A meta do programa é ampliar em 7,3 milhões os domicílios atendidos com rede de tratamento de esgoto.

Soluções customizadas:

Muitos empreendimentos residenciais, comerciais e industriais já perceberam as vantagens e os benefícios de se investir em soluções tecnológicas capazes de reduzir, tratar, transformar e reaproveitar o esgoto sanitário, aquele gerado pelo ser humano em cozinhas, banheiros e lavanderias, por exemplo.

A garantia, confiabilidade de eficiência e qualidade de seus Sistemas Compactos de Tratamento de Esgoto Sanitário tornaram a Mizumo, que pertence ao Grupo Jacto, uma referência neste segmento. A empresa está apta a atender sistemas públicos de tratamento local destinados a bairros, vilas e povoados rurais, além de concessionárias de serviços de saneamento ambiental e empresas privadas.

Isto porque a Mizumo possui flexibilidade industrial para produzir sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário feitos exatamente de acordo com as necessidades dos clientes e conforme a destinação que se pretende dar à água tratada. “A customização é feita por engenheiros e técnicos capacitados, que realizam um atendimento personalizado e exclusivo para cada caso, propondo um estudo para implantação, layout e orçamento do sistema”, explica Giovani Toledo, Gestor da Unidade de Negócios Mizumo. O padrão de produção da empresa permite fabricação e instalação rápidas. “Num prazo de 30 dias, em média, a solução já pode entrar em operação no local desejado”, revela.

Para obter um projeto eficiente, no dimensionamento do sistema personalizado são considerados: a caracterização da origem do esgoto gerado e sua vazão diária; a definição do destino final do efluente tratado; a identificação de pico de vazão horária; a área de implantação e local de acesso; o perfil hidráulico da rede de esgoto para definição da cota do sistema Mizumo ou da necessidade de implantação de sistemas elevatórios; entre outros itens.

Economia e rápido retorno do investimento:

Além de trazer qualidade, diferenciação e competitividade, o sistema Mizumo torna-se um investimento vantajoso para os clientes. Pode atender desde quatro usuários de uma residência até milhares de usuários por módulo e permite instalação abaixo do nível do solo ou acima do mesmo, opção mais adotada por clientes que querem um diferencial ecológico para o empreendimento ou mostrar seus investimentos feitos em saneamento básico.

A economia de água que os produtos Mizumo geram proporciona rápido retorno do investimento. Para se ter uma idéia, em empreendimentos comerciais e industriais localizados em regiões metropolitanas, este retorno pode ocorrer num prazo de até 12 meses após sua implantação. Por ser customizado e modular, o sistema pode ser ampliado a qualquer tempo ou ser transferido para outro local, conforme a necessidade do empreendimento.

Perfil Mizumo:

Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam reduzir, tratar, transformar e reaproveitar efluentes. É referência em sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário e diferencia-se por oferecer soluções ambientais customizadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequadas a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompéia, cidade do interior de São Paulo. Conta com cerca de 60 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e prioriza o crescimento sustentado, com investimentos feitos somente com recursos próprios.

Em 2007, investirá na aquisição de novos equipamentos tecnológicos, pesquisa e desenvolvimento visando aumentar o portifólio de produtos e serviços, implantação do SAP (ferramenta de gestão integrada), estruturação de assistência técnica própria, ações de marketing e implantação da certificação ISO ISO 9001:2000. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 25% superior ao atingido em 2006.

A Mizumo é uma divisão de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transporte, equipamentos para limpeza (alta pressão), transformação de plástico, ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação.

Fonte: Via Pública Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Francielle

Francielle

01/08/2012 18:29:56
Eu achei muito bom o texto para as pessoas saberem como cuidar do meio ambiente

Livia

Livia

02/09/2010 20:52:21
O esgoto pode ser reaproveitado ?

Karine

Karine

31/03/2009 12:56:08
EU ACHEI OTIMO ISSO PORQUE COM ESSE TIPO DE TEXTO AS PESSOAS COMPREENDEM MAIS e tbm vem a saber + sobre o meio ambiente e seus direitos!