Universidades apresentam ações ambientais em palestra

Porto Alegre, RS - O tema do meio ambiente está inserido nas ações e no pensamento da universidade, mas ainda é preciso encontrar maneiras de conscientizar para um sentimento maior de responsabilidade ambiental. Além des

  
  

Porto Alegre, RS - O tema do meio ambiente está inserido nas ações e no pensamento da universidade, mas ainda é preciso encontrar maneiras de conscientizar para um sentimento maior de responsabilidade ambiental. Além deste, o desejo dos participantes da palestra "Universidade e Meio Ambiente", realizada na noite de ontem no auditório da Livraria Cultura, é o de que em cada disciplina os alunos possam aprender sobre a questão ambiental.

Para o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Luís Felipe Nascimento, do Grupo Interdisciplinar de Gestão Ambiental, a preocupação está em como disseminar o interesse pelo tema meio ambiente. Neste sentido, ações têm se realizado, tais como: análise pelos alunos de ementas do curso de Administração para ver como seria possível incluir o tema meio ambiente como disciplina ou conteúdo; curso para formação de agentes ambientais, sendo que duas turmas já estão formadas, com o objetivo de promover a conscientização interna.

O professor da UFRGS destacou também a divulgação de uma cartilha de gestão ambiental caseira, que visa apontar o descarte correto do lixo do lar e o incentivo ao hábito dos alunos de levarem consigo a própria caneca de modo a não utilizar copos descartáveis. "Creio que seja um processo, hoje está mais fácil falar de meio ambiente, e vai melhorar", concluiu Nascimento.

Da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, o coordenador da Engenharia Ambiental Erwen Trop Jr apresentou as formas de inserção do tema meio ambiente. Além dos cursos específicos de graduação, especialização e mestrado são desenvolvidos projetos internos e externos, nas áreas do ensino e da pesquisa.

Na área da extensão, o professor destacou o programa de educação ambiental e de responsabilidade social Esfera Azul. Através deste, os alunos e professores se envolvem com a comunidade da região metropolitana de Porto Alegre para promover cuidados com a saúde, mutirão de limpeza, por exemplo, dentre outras atividades.

Do Instituto Meio Ambiente da PUCRS, o diretor Jorge Alberto Villwock, apresentou cinco atividades. No Centro de Excelência e Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono, numa parceria entre a universidade e a Petrobras, a fase é de implantação do projeto piloto de demonstração deste tipo de armazenamento. Conforme explicou, consiste em devolver o CO2 ao subsolo para mitigar o problema do aquecimento.

O RECIPUCRS consiste na coleta seletiva e na gestão dos resíduos da Faculdade de Odontologia, dentre outras iniciativas em outras faculdades. Vale destacar que a introdução, neste semestre, de uma disciplina optativa chamada Ética Ambiental foi muito festejada pelos participantes da palestra. Villwock explicou que esta
disciplina visa promover uma tomada de consciência. Começou com duas turmas, num total de 80 alunos, e está centrada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

"Universidade e Meio Ambiente" foi o primeiro tema do ciclo de palestras 2007 promovido pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em Porto Alegre. A próxima palestra será "Responsabilidade Ambiental na Empresa", no dia 10 de abril, às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, Shopping Country Bourbon. A entrada é franca.

Mais informações:- Fundação Gaia - www.fgaia.org.br
- UFRGS - www.ufrgs.br
- ULBRA - www.ulbra.br
- PUCRS - www.pucrs.br

Texto da jornalista Eliege Fante para a EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br

  
  

Publicado por em