Voluntários replantam mata ciliar do Rio Bacacheri

Integrantes do Projeto Amigos do Rio Bacacheri (Amiriba) farão o replantio da mata ciliar às margens do rio durante a Semana da Árvore, de 17 a 21 de setembro. Esta será mais uma das ações do Amiriba, que re&uacut

  
  

Integrantes do Projeto Amigos do Rio Bacacheri (Amiriba) farão o replantio da mata ciliar às margens do rio durante a Semana da Árvore, de 17 a 21 de setembro. Esta será mais uma das ações do Amiriba, que reúne representantes do governo, iniciativa privada e da comunidade.

O objetivo do projeto é despoluir a Bacia do Rio Bacacheri, localizada na Região Norte de Curitiba, e tornar o rio novamente habitado por peixes e outros animais, além de conscientizar a população para preservar o rio e a mata das margens.

Uma das instituições envolvidas é a UniBrasil. "Infelizmente, uma das grandes causas da poluição das águas da bacia do Rio Bacacheri é o lançamento clandestino de esgoto e o despejo de lixo", diz o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Rodrigo Godefroid.

UniBrasil e Sanepar estão fazendo o levantamento dos locais para replantio da mata ciliar. Alunos das escolas instaladas ao longo do rio plantarão árvores nativas com acompanhamento técnico.

"O rio será dividido em microbacias, cada escola tomará conta de uma área", comenta Arion Garcia da Silva, da Sanepar.

"Nossos encontros devem fomentar idéias e ações", destaca o presidente da Assolar, Luiz Tadeu Seidel Bernardina.

Iniciado no dia 27 de abril, o projeto reúne estudantes e professores da UniBrasil, de instituições de Ensino Fundamental e Médio, da Associação de Moradores Assolar, da Sanepar e outras organizações e entidades ligadas ao meio ambiente, como da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Núcleo Regional de Educação e a Ordem Rosa Cruz.

Fonte: Enfoque Comunicação & Eventos

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Hugo Mischiatti Couto

Hugo Mischiatti Couto

27/02/2009 09:45:48
A iniciativa desse grupo é muito bonita é muito importante. Eu sou aluno do curso superior de Ciências Biológicas e gostaria de implantar um projeto semelhante aqui na minha cidade, onde a degradação das matas ciliares e o despejo de esgotos é muito grande, gostaria de receber algumas dicas sobre qual a melhor vegetação para reconstituir a mata ciliar e como fazer para ter apoio de pesssoas ou instituições para me ajudarem na realização desse projeto?