Agenda 21 é implantada na Embratel em parceria com o ISER

A Embratel, em parceria com o Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do ISER, está desenvolvendo desde abril de 2002 o projeto Agenda 21 Embratel.Trata-se de um programa de ações de responsabilidade social e ambiental que está sendo posto em prática

  
  

A Embratel, em parceria com o Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do ISER, está desenvolvendo desde abril de 2002 o projeto Agenda 21 Embratel.Trata-se de um programa de ações de responsabilidade social e ambiental que está sendo posto em prática na empresa, baseado nos compromissos estabelecidos no
documento Agenda 21, elaborado por representantes de 179 países e que culminou com a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, a Rio 92.

Para a elaboração da Agenda 21 Embratel foi composto na sede da empresa, no Rio de Janeiro, um Grupo de Trabalho que conta com cerca de 38 funcionários, representantes de todos os setores da Embratel. Esse GT vêm se reunindo quinzenalmente e tem por finalidade identificar as questões socioambientais que envolvem a Embratel, mapeando os principais problemas e carências e apontando soluções para a área de Meio Ambiente.

Como fruto das reuniões do GT, destacam-se algumas resoluções a serem implementadas neste ano, entre elas:priorizar os projetos de Meio Ambiente na empresa, buscando capacitar mais funcionários para lidar com a
temática ambiental; implantar coleta seletiva de lixo; fazer manutenção preventiva da qualidade do ar; tomar medidas que materializem a preocupação com a saúde e a qualidade de vida dos funcionários.

A implementação da Agenda 21 em uma empresa permite a construção de um plano de ação que visa otimizar custos, melhorar o desempenho da empresa, sua relação com os empregados, fornecedores, clientes e com a sociedade em geral.

Na fase inicial de elaboração da Agenda 21 Embratel foram realizados quatro cursos de capacitação, cujo conteúdo será disponibilizado na Intranet para todos os funcionários da empresa no Brasil. Além disso, está sendo realizada uma pesquisa interna, a ser concluída ao final do mês de janeiro, que tem por objetivo levantar a percepção ambiental dos funcionários sobre as práticas da empresa.

Entre as outras atividades colocadas em prática como parte do projeto, destacam-se: distribuição na Embratel de edições mensais de boletins temáticos,tais como UC e educação ambiental e a realização de uma caminhada pelas trilhas da Floresta da Tijuca,destinada aos funcionários da empresa.

Este último evento, também programado no sentido de ampliar a consciência ambiental e a interação dos participantes com a natureza, reuniu cerca de 150 pessoas e teve excelente receptividade entre os funcionários da Embratel.

A Agenda 21 Embratel está estabelecendo uma estratégia interna de comunicação e mobilização,capacitando gerentes e empregados ao tema Meio Ambiente e dando visibilidade às ações da Embratel visando a sustentabilidade.

No mês de março, foi concluído o documento Agenda 21 Embratel, fruto deste processo participativo de consulta, mobilização e capacitação interna dos funcionários e gerentes da empresa. A implementação da Agenda 21 Embratel é um exemplo de que a questão ambiental está entrando na pauta não apenas de ambientalistas, mas de empresas e da sociedade como um todo.

Fonte: Ass.Imprensa Julia Duque Estrada

  
  

Publicado por em