Agenda 21 traça as diretrizes para conduzir o desenvolvimento de cada país

É o mais importante compromisso social e ambiental assumido pelos líderes de 179 países durante a Eco 92 e confirmado na Rio + 10 que aconteceu em Johanesburgo este ano. Traça as diretrizes de como cada país deve conduzir seu desenvolvimento. A Agenda

  
  

É o mais importante compromisso social e ambiental assumido pelos líderes de 179 países durante a Eco 92 e confirmado na Rio + 10 que aconteceu em Johanesburgo este ano. Traça as diretrizes de como cada país deve conduzir seu desenvolvimento.

A Agenda 21 contém 6 temas centrais que são resumidamente:

1. Agricultura sem veneno: os altos níveis de intoxicação humana e ambiental é mais grave do que se imaginava, a sociedade civil e científica deve procurar alternativas viáveis para produzir alimentos.

2. Habitação ecológica: 42% da madeira amazônica vira telhado em SP , 28% vira fôrma de concreto, os engenheiros , arquitetos e construtores devem procurar minimizar o uso dessas madeiras para preservar nosso maior patrimônio biológico .

3. Integração social: através de cooperativas de produção e consumo, através de ações comunitárias, diminuir o abismo social buscando saídas criativas para a crise econômica que atravessamos.

4. Energias renováveis: utilizar ao máximo a energia solar, a energia eólica e biogás, pois a crise energética não vai retroceder

5. Água e esgotos: o reuso do esgoto para adubação de frutíferas, o reuso da água de chuveiro, a captação da água de chuva para descarga, lavar roupa ou irrigar horta, vai permitir a economia dessa riqueza mineral que nunca demos valor.

6.Ciência e Tecnologia: criar parcerias com universidades, centros de pesquisa, inventores de fundo de quintal para aplicar na prática muitas idéias que podem nos ajudar sair da crise. As maiores invenções sempre foram filhas da necessidade.

Fonte: Rede Agroecologia

  
  

Publicado por em