Agentes da Defesa Civil de Ilhabela fazem treinamento específico para período de chuvas

Nos dias 24 e 25 passados, quinta e sexta-feira, agentes da Defesa Civil de Ilhabela receberam o Curso de capacitação para o chamado PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), plano específico para tratar de escorregamentos de encostas na Serra do Mar e Lit

  
  

Nos dias 24 e 25 passados, quinta e sexta-feira, agentes da Defesa Civil de Ilhabela receberam o Curso de capacitação para o chamado PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), plano específico para tratar de escorregamentos de encostas na Serra do Mar e Litoral. O PPDC entra em vigor dia 1º de dezembro deste ano e vai até 31 de março de 2003, podendo ser prorrogado caso ocorra maiores problemas resultantes das chuvas.

O período em que o PPDC vigora é o período das chuvas, que normalmente acontecem com maior freqüência e intensidade no verão, por esse motivo, as equipes de Defesa Civil se preparam através de treinamento específico para enfrentar os problemas ocorridos neste período.

A abertura do Curso de capacitação para o Plano Preventivo de Defesa Civil contou com palestras dos Chefes da Casa Militar, Geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e da Regional de Defesa Civil. Além disso, a equipe aplicou na prática tudo que aprendeu no treinamento realizando um trabalho em campo.

Os temas abordados foram os considerados mais críticos a serem enfrentados durante o PPDC: Previsões Metereológicas (esperada e real); Estudo de Blocos Rochosos (escorregamentos); Noções de Funcionamento do Plano (Critérios de Entrada/Saída de situações que vão de observação, passando por atenção, alerta e chegando a alerta máximo); Como agir em cada situação; Quem acionar em casos mais críticos; Controle dos dados pluviométricos.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Ilhabela

  
  

Publicado por em