Agentes voluntários reforçam fiscalização do Ibama em Pernambuco

A superintendência do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis em Pernambuco, que tem recebido cerca de 300 denúncias de degradação do meio ambiente por mês, passará a contar com apoio de agentes ambientais voluntários,

  
  

A superintendência do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis em Pernambuco, que tem recebido cerca de 300 denúncias de degradação do meio ambiente por mês, passará a contar com apoio de agentes ambientais voluntários, no trabalho de fiscalização.

O programa, que existe no país desde 1994, foi lançado , na sede do Instituto em Recife, pelo diretor de proteção ambiental, Flávio Montiel.

Os voluntários serão capacitados por funcionários do Ibama, com apoio de representantes de organizações não-governamentais ambientalistas, em cursos de 40 horas, para atuar, a partir do segundo semestre, nas unidades de conservação federal e áreas protegidas, a exemplo de terras indígenas, Mata Atlântica e reservas florestais.Eles receberão informações sobre legislação e educação ambiental.

O trabalho dos agentes será o de motivar as comunidades a controlar atividades poluidoras e degradadoras, que apresentem ameaça ao meio ambiente.

Devem atuar também na prevenção de situações que possam provocar danos e contribuir com o Ibama em atividades de apoio a emergências ambientais. Precisarão fazer ainda um relatório mensal qualificado sobre as irregularidades constatadas.

De acordo com o superintendente do Ibama em Pernambuco, João Novaes, a iniciativa é decorrência do fato do instituto ter limitações de recursos financeiro e humano para atender a complexidade dos problemas de degradação ambiental no estado.

Segundo ele, a intenção é capacitar grupos sociais como quilombolas, pescadores, assentados da reforma agrária, indígenas e comunidades que vivem em torno de unidades de conservação e de áreas potencialmente ameaçadas de devastação.

Novaes relatou que entre as áreas a serem fiscalizadas este ano estão à região do Araripe, que tem problema de desmatamento, por causa da atividade do gesso, o Vale do São Francisco, onde há uso excessivo de agrotóxicos, e áreas da Zona da Mata, que sofrem desgaste do solo em função das queimadas.

Ao agente ambiental não será permitido receber remuneração, portar arma de fogo durante as atividades, nem se submeter a situações arriscadas.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Severino jose dos ramos da silva melo

Severino jose dos ramos da silva melo

05/04/2011 12:52:42
Na enorme propriedade que antes era a fabrica de pólvora de PE, está acontecendo um grande desmatamento. É que toda propriedade foi vendida para uma fabrica de vidro, e como toda aquela área é só areia fina, maquinas estão derrubando as arvores, e retirando toda a areia, diariamente saem toneladas de areia fina para serem transformadas em vidro. E assim, onde antes se via uma mata densa o que se vê agora é uma mega cratera que não para de aumentar tanto no diâmetro quanto na profundidade. Uma mata atlântica se transformando em um vasto deserto.
Por isso eu resolvi enviar esta sugestão de reportagem (que também pode ser vista como denúncia).
A propriedade fica nos municípios, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na antiga BR 101 sul pode-se observar as caçambas que entram vazias, e saem carregadas de areia deixando pra traz as inúmeras arvores tombadas depois de serem arrancadas pelas raízes. O acesso fica logo após a TCA vale à pena conferir.

Laércio Paulino

Laércio Paulino

29/06/2010 15:14:03
Gostaria de saber em que local em Recife-PE, a empresa em que trabalho conseguirá uma declaração de isenção ou dispensa da licença do IBAMA.

Mário

Mário

18/11/2009 11:58:47
como faço para ser um agente voluntário do ibama,sou de recife há um ibama no bairro de casa forte recife-pe aguardo.(mário c.a.)

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Mário, Acesse o site: www.ibama.gov.br e verifique junto ao órgão quais os requisitos para se tornar um Agente Voluntário. Agradecemos o contato Equipe EcoViagem
João Francisco da Silva Filho

João Francisco da Silva Filho

30/10/2009 13:21:51
Com o nosso meio ambiente tão mal fiscalizado, essa é uma oportunidade de as pessoas fazerem o papel que seria do orgão. Mesmo correndo risco de vida a natureza vai agradecer bastante.
João de Ronda é Sec. de Defesa Meio Ambiente da CTB/PE.

Eliziane marinho

Eliziane marinho

27/07/2009 17:48:39
Quero trabalhar no Ibama em Pernambuco, o que faço?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Eliziane, Para obter as informações necessárias, entre em contato com o Ibama: www.ibama.gov.br Agradecemos o contato Equipe EcoViagem
Eduardo José Almeida Correia

Eduardo José Almeida Correia

12/05/2009 12:52:35
Quero ser voluntario e ajudar a preservar a Mata Atlântica, de preferencia a reserva ecologica Mata do Zumbi que fica no Cabo de Santo Agostinho. Eu conheço muito bem a area,poderia ser util para ajudar a monitorar a area, sempre concientizo as pessoas sobre a importancia de se preservar. Alguns caçadores ja não caçam mais, agora eles ajudam na preservação, pois estão conscientizados. Tenham um bom dia e obrigado pela atenção.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Eduardo, Sugiro que entre em contato diretamente com o Ibama para adquirir maiores informações sobre o trabalho voluntário de preservação. Desde já agradecemos o contato, Portal EcoViagem
Carlos valerio alves da silva

Carlos valerio alves da silva

14/04/2009 22:19:11
Quero ser um voluntario do Ibama, como faço?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Carlos, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem
Gislene sales

Gislene sales

29/01/2009 20:16:25
boa noite, eu so queria saber oq posso fazer pra ter um papagaio ,com autorizaçao de vcs e se vcs tem algum animal jovem pra me doar , sou apaixonada por animais, obrigada.

Pedro fernandes benevides

Pedro fernandes benevides

03/10/2008 10:40:11
quero ser o volutário