Ibama apreende quase 80 peixes exóticos e em extinção no Aeroporto de Guarulhos / SP

Raias e cascudos não podiam ser comercializados. Exportadoras podem ser multadas em mais de R$ 100 mil.

  
  

O Ibama apreendeu no fim da noite desta quarta-feira (11) dois carregamentos de peixes e raias que iam ser exportados ilegalmente pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
A primeira carga ia para a Inglaterra com sete raias de espécie ainda desconhecida, 30 cascudos (espécie de peixe em extinção) e mil peixes ornamentais. Para burlar a fiscalização, a exportadora declarou que as raias eram de uma espécie que poderia ser comercializada. Só os peixes ornamentais poderiam ser exportados, e por isso, podem ser devolvidos para a empresa, segundo o fiscal do Ibama Antônio Ganm.
A segunda carga ia para o Japão com 38 raias da espécie Potamotrygon leopoldi e teve de ser apreendida, segundo o Ibama, porque alguns animais tinham tamanho superior ao permitido para comercialização.
Os animais estão conservados em sacos plásticos com água e ainda vão ter o destino definido.As duas exportadoras podem ser multadas pelo Ibama em mais de R$ 100 mil e perder a licença ambiental. Os crimes vão ser comunicados ao Ministério Público Federal que pode processar os responsáveis pelas empresas pela Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: G1 – Portal de Notícias da Globo

  
  

Publicado por em