IBGE registra elevação do nível do mar em SC e RJ

Para Macaé, o aumento total de 2002 a 2006 foi de 15 cm. Segundo o IBGE, esta é uma situação peculiar, que precisa receber muita atenção. SÃO PAULO - Estações do IBGE em Imbituba (SC) e Mac

  
  

Para Macaé, o aumento total de 2002 a 2006 foi de 15 cm. Segundo o IBGE, esta é uma situação peculiar, que precisa receber muita atenção.

SÃO PAULO - Estações do IBGE em Imbituba (SC) e Macaé (RJ) registraram elevações do nível do mar nos dois locais, ao longo dos últimos cinco anos. A elevação anual média em Santa Catarina foi de 2,5 mm, para um total de 1 cm. Na cidade fluminense, de 37 mm, para um total, em cinco anos, de 15 cm. No primeiro caso, o aumento está dentro da média internacional divulgada recentemente pela ONU. Já o caso de Macaé é preocupante, segundo o instituto.

Os dados foram colhidos por estações da Rede Maregráfica Permanente para a Geodésia (RMPG) do IBGE, no período de dezembro de 2001 e dezembro de 2006.

Além de Imbituba e Macaé, já existem estações maregráficas - de registro de marés - do IBGE instaladas em Santana, Amapá (criada em 2005) e Salvador, Bahia (em 2003). A de Imbituba existe desde 2001 e a de Macaé, desde 1994, quando um equipamento da Petrobras foi assumido pelo IBGE e gradualmente aprimorado. Para 2007 está prevista a instalação de uma quinta estação maregráfica em Fortaleza (CE)

Em nota, o IBGE explica que, como as estações de Macaé e Imbituba têm cinco anos de registros simultâneos, foram escolhidas para um estudo preliminar do nível das marés.

Em Imbituba, no período de 2002 e dezembro de 2006 como um todo, foi registrado um aumento médio de 1 cm. A região é muito suscetível a frentes frias, onde os registros de marés são fortemente influenciados pelas condições meteorológicas.

Para Macaé, o aumento total de 2002 a 2006 foi de 15 cm. Segundo o IBGE, esta é uma situação peculiar, que precisa de muita atenção. Ainda de acordo com a nota do instituto, não é possível afirmar, por enquanto, o motivo preciso da tendência apontada para Macaé. Entre as hipóteses levantadas há desde fenômenos geológicos locais e até o crescimento acelerado da região, com impacto nos rios locais.

Consulta às tabelas

Os dados detalhados sobre o levantamento das marés podem ser obtidos no website do IBGE, na opção "Geodésia", dentro do link "Geociências", no alto da página principal.

Na página de Geodésia, RMPG aparece como uma das opções de um menu à esquerda.

Para fazer download dos dados, é preciso preencher um cadastro.

fonte: O Estado de São Paulo

  
  

Publicado por em