Agricultores agilizam preparativos para Sala Nordeste & Cerrado

Os agricultores familiares que estarão presentes na Sala Nordeste&Cerrado, que acontecerá dentro da BioFach/Exposustentat América Latina 2007, de 15 a 18 outubro, em São Paulo, já estão se organizando para o e

  
  

Os agricultores familiares que estarão presentes na Sala Nordeste&Cerrado, que acontecerá dentro da BioFach/Exposustentat América Latina 2007, de 15 a 18 outubro, em São Paulo, já estão se organizando para o evento. A responsabilidade é grande afinal de contas, eles estarão representando cerca de 500 empreendimentos. São cooperativas, redes sociais, articulações, associações, centrais de comercialização e grupos produtivos que convivem com o meio ambiente de uma forma diferente, percebendo que não é possível ocorrer um desenvolvimento justo e sustentável sem o respeito à natureza e ao conhecimento tradicional das comunidades.

Já no seminário sobre Mercados para produtos orgânicos e agroecológicos: a participação da agricultura familiar em feiras nacionais e internacionais, ocorrido em agosto, em Fortaleza, os empreendedores foram despertados para questões estratégicas durante a comercialização.

Entre outras abordagens, discutiram a importância de compreenderem como funcionam os vários tipos de mercados; e a necessidade de apresentar ao comprador o diferencial de seus produtos, o que vem agregado a eles e que critérios foram respeitados nos processos de produção para que eles chegassem até ali.

Depois dessa troca de experiências e com a proximidade da Sala Nordeste&Cerrado na BioFach/Exposustentat, eles já estão arrumando as “malas”: discutindo o potencial de seus produtos, a apresentação das embalagens, o volume de produção, a logística e os tantos outros fatores que precisam estar na ponta da língua na hora da comercialização. Eles sabem que cada detalhe é importante e que a boa comunicação pode significar uma boa negociação.

A 2ª Edição da Sala Nordeste &Cerrado é uma realização da GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica), DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social), Fundação Konrad Adenauer, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza ), MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), PDHC (Projeto Dom Hélder Câmara) MI (Ministério da Integração Nacional) e CODEVASF (Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba).

No ano passado, 31 empreendedores participaram da iniciativa. Lá, muitos realizaram contatos que, posteriormente, transformaram-se em negócios. Para este ano, serão 130 expositores, sendo 85 do Nordeste e 45 do Cerrado, que através de suas redes envolvem mais de 8 mil famílias.

A BioFach é a maior feira de produtos orgânicos e naturais do mundo, realizada, anualmente, em fevereiro, pela empresa alemã Nürnberg Messe GmbH, em Nürnberg, Alemanha. No Brasil, já ocorreu durante três anos consecutivos no Rio de Janeiro, e um em São Paulo, sendo as duas primeiras edições do âmbito nacional e as seguintes com a abrangência Latino-Americana.

Sugestão : Muitas das experiências de empreendimentos comunitários sustentáveis que serão levadas para a Sala Nordeste&Cerrado estão acontecendo a todo vapor nos diferentes Estados que constituem essas regiões. Temos condições de agendar visitas para que vocês possam produzir excelentes pautas sobre a temática da agricultura familiar orgânica. Aguardamos um contato.

Fonte : Assessoria de Imprensa Sala Nordeste & Cerrado

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em