Agricultores de Sidrolândia (MS) aderem à produção agroecológica

Um grupo de 16 famílias já está colhendo cerca de 200 caixas de verduras e comercializando em Campo Grande e Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul Tatiana Martins Sebrae/MS Já existem 90 UFPAS em Mato Grosso do Sul

  
  

Um grupo de 16 famílias já está colhendo cerca de 200 caixas de verduras e comercializando em Campo Grande e Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul

Tatiana Martins Sebrae/MS

Já existem 90 UFPAS em Mato Grosso do Sul

Campo Grande - Os produtores rurais de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, estão esperançosos e animados. Isso, graças à produção através do sistema Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), elaborada pelo Sebrae.

Há menos de um ano, os produtores estão plantando nos moldes do Pais. No município, um grupo de 16 famílias já está colhendo cerca de 200 caixas de verduras, legumes e hortaliças por semana, entre elas, milho verde, abobrinha, pimentão, jiló, berinjela, quiabo, pepino, abóbora, moranga, cebolinha, salsinha e coentro.

Essa produção está sendo comercializada em Campo Grande e em Sidrolândia. “Um grupo vende aqui no Ceasa, outros vendem nas ruas e feiras em Sidrolândia. A produção está sendo muito procurada pelas pessoas, principalmente, por ser agroecológica. Algumas pessoas vão até a propriedade rural para comprar diretamente do produtor”, comenta o consultor do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Aroldo de Almeida Silva.

No final de 2006, os assentamentos de Vista Alegre e Terra Solidária foram uma das áreas a ter os projetos pioneiros do programa Pais com a implantação das Unidades Familiares de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (UFPAS). Nessas áreas, esses resultados apontam o sucesso dos principais propósitos da iniciativa – assegurar a alimentação dos beneficiados e gerar excedente para a comercialização.

“O sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, colabora para a preservação do meio ambiente, gera emprego e renda e ainda favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades”, frisa Aroldo.

Já existem 90 UFPAS em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Miranda, Nioaque e Sidrolândia, fruto da parceria entre Sebrae, Fundação Banco do Brasil e prefeituras municipais.

Pais

O sistema Pais é composto por uma horta e um sistema agroflorestal (produção de espécies agrícolas, como hortaliças em geral, frutas e espécies perenes, como café, banana, de forma integrada e sustentável, respeitando o meio ambiente) e a criação de aves caipiras também de forma integrada. A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento e possui, ainda, um sistema de compostagem (transformação de matéria orgânica em adubo).

A tecnologia está sendo aplicada por 5,4 mil agricultores de 12 estados do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, assegurando alimentação saudável e aumento de renda às famílias.

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul - (67) 2106-5511

FONTE: SEBRAE

  
  

Publicado por em

Ioshiko Nobukuni

Ioshiko Nobukuni

17/02/2009 22:21:13
Excelente idéia, todos devem achar soluções assim, para não ficarmos escravos de grandes conglomerados monoculturistas.

MYK

MYK

Agradeço pelo comentário
Arlito Ribeiro de Souza

Arlito Ribeiro de Souza

04/01/2009 10:22:03
Eu estava procurando na internet algo sobre plantio de salsinha, encontrei a pagina.Agricultores de Sidrolandia (MS) aderem á produção agroecologica.
Bem, gostaria de saber mais detalhes, e se posso aderir ao proprama PAIS. eu moro em TERENOS-MS. Acho uma hotima ideia e oportunidade.

MYK

MYK

Arlito, agradeço seu comentario. Para maoires informações, entre em contato com: Sebrae em Mato Grosso do Sul - (67) 2106-5511