Alemanha anunciará regras para o plantio de transgênicos em fevereiro

O Governo da Alemanha vai apresentar, em fevereiro, um projeto de lei para regulamentação do plantio e da comercialização de transgênicos no país. O anúncio foi feito pela Ministra da Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, Renate Künast, em e

  
  

O Governo da Alemanha vai apresentar, em fevereiro, um projeto de lei para regulamentação do plantio e da comercialização de transgênicos no país.

O anúncio foi feito pela Ministra da Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, Renate Künast, em entrevista ao jornal Berliner Zeitung, de Berlim.

De acordo com a ministra, a regulamentação é necessária devido à crescente utilização mundial da biotecnologia. Dados do ISAAA (Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia) mostram que a área global cultivada com plantas geneticamente modificadas aumentou 12% em 2003, num total de 67,7 milhões de hectares, contra 58,7 milhões de hectares em 2002.

Segundo Künast, a lei colocará em prática as diretrizes da União Européia para organismos geneticamente modificados e especificará as variedades aprovadas e os locais onde o plantio será permitido, além de instituir a rotulagem obrigatória em produtos que contenham ingredientes acima de 0,5% de organismos geneticamente modificados.

`A lei é uma inovação. Pessoalmente me sinto muito satisfeita com este sucesso. Pela primeira vez, o consumidor terá assegurada a sua liberdade de escolha e os agricultores terão diretrizes seguras `, disse.

A ministra também afirmou que provavelmente a primeira variedade de milho transgênico chegará aos consumidores europeus no segundo semestre de 2004.

Fonte: CDI

  
  

Publicado por em