Ambientalistas fizeram manifestação para cobrar coêrencia do presidente Lula

Ativistas do Greenpeace, fizeram um protesto ontem pela manhã na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), antes de uma reunião convocada pelo vice-presidente José Alencar, em que a Medida Provisória que pode liberar o plantio e a comercialização da

  
  

Ativistas do Greenpeace, fizeram um protesto ontem pela manhã na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), antes de uma reunião convocada pelo vice-presidente José Alencar, em que a Medida Provisória que pode liberar o plantio e a comercialização da soja transgênica no país seria discutida.Um ativista caracterizado como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestia uma faixa presidencial em que se lia `PT - Partido dos Transgênicos`.

Um banner lembrava o compromisso que o então candidato à presidência havia assumido com o Greenpeace de não liberar os organismos geneticamente modificados no Brasil.A menos de um mês antes das eleições no ano passado, respondendo a um questionário da organização, Lula assinalou a opção `sim` em resposta à pergunta `Caso o senhor seja eleito manterá a proibição da liberação comercial dos transgênicos no país?`.

O Greenpeace considera extremamente grave e
lamentável a possível assinatura da MP. A medida fere a legislação ambiental e uma sentença judicial, que exigem a realização de estudos de impacto ambiental e sobre a saúde humana, além de normas de rotulagem plena e rastreabilidade dos transgênicos.

Se assinada, a MP favorecerá uma minoria de
agricultores que cultivam a soja transgênica de forma ilegal, principalmente no Rio Grande do Sul, e em especial a empresa Monsanto, que conseguirá assim inserir no mercado brasileiro um produto que não foi submetido às avaliações necessárias.

O Greenpeace espera que o governo Lula não assine a medida, pois isso seria um desrespeito ao compromisso assumido com a população. Caso venha a ser assinada, a organização fará uso dos recursos judiciais cabíveis imediatamente.

Fonte: Ass.Imprensa do Greenpeace

  
  

Publicado por em