Ameaçado o último grande pulmão verde do Guarujá-SP

O último grande pulmão verde do Guarujá , a Serra do Guararu, região onde estão localizados os últimos remanescentes de Mata Atlântica do município - está ameaçado em razão dos desmatamento de grandes áreas. Para protestar contra essa situação, a Fundação

  
  

O último grande pulmão verde do Guarujá , a Serra do Guararu, região onde estão localizados os últimos remanescentes de Mata Atlântica do município - está ameaçado em razão dos desmatamento de grandes áreas.
Para protestar contra essa situação, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Amigos da Prainha Branca promoverão, no próximo sábado (6/3), a mobilização “Salve Nosso Camburi”.

A manifestação terá início na Praça da Balsa (final da estrada Guarujá – Bertioga), às 10 h. Os manifestantes passarão pela Prainha Branca e Praia Preta e, ao fim do percurso, na Praia de Camburi (também conhecida como Camburizinho) – área que tem sofrido com mais intensidade o corte de árvores – darão um abraço simbólico na praia.

Em janeiro, a Sociedade Amigos da Prainha Branca denunciou ao Ministério Público e à Polícia Ambiental os desmatamentos ocorridos na região – uma trilha com percurso de 8 horas de caminhada em trechos que variam
de 4 a 10 metros de largura, que levou ao corte de várias árvores, algumas das quais centenárias.“A trilha, entretanto,permanece”, de acordo com Eleni Nogueira, presidente da Sociedade.

Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) em 1992 como bem cultural de interesse paisagístico, ambiental e científico, a área da Serra do
Guararu é de preservação ambiental.

“A liminar 1301/2003 concedida pelo Ministério Público também proíbe a realização de construções na Serra do Guararu”, afirma Elci Camargo, coordenadora do Departamento Jurídico da Fundação SOS Mata Atlântica.

Serra do Guararu :

A Serra do Guararu ou Rabo do Dragão representa o maior conjunto de ecossistemas bem preservados da Ilha de Santo Amaro, na região leste do Guarujá. Na região, há nascentes, córregos, cachoeiras,vegetação de restinga e os manguezais essenciais para o controle das marés e a reprodução de espécies nativas.

Encontram–se na Serra animais ameaçados de extinção como a preguiça e o pássaro tiê-sangue. Tucanos e beija-flores convivem com o palmito juçara em uma porção de floresta considerada em bom estado de conservação pelos ambientalistas.

Há, ainda, patrimônios arqueológicos e arquitetônicos, como as ruínas dos Fortes de São Felipe e São Luís, além de casas antigas feitas com a técnica de taipa.

“Salve Nosso Camburi”

Mobilizada organizada pela Sociedade Amigos da Prainha Branca, com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica

Dia: 06/03 (sábado), às 10h

Percurso: Início na Praça da Balsa (final da estrada Guarujá – Bertioga), com passagem pela Prainha Branca e Praia Preta e chegada na Praia de Camburi (também conhecida como Camburizinho), onde será realizado um
abraço simbólico na praia.

Fonte: Voice Agência de Comunicação

  
  

Publicado por em

Midian Oliveira

Midian Oliveira

02/10/2008 14:01:17
Eu preciso de uma informação que alguem da associação pode me ajudar, se possível eu preciso do tel da CEcí da Pousada das Flores, se alguem pudesse me fazer a gentileza de enviar por email vou ficar muito grata.

Att.
Midian Oliveira