Aprovado plano de manejo da Flona de Tapajós/PA

Entre as Florestas Nacionais, a flona de Tapajós (PA) localizada na região do baixo Amazonas é a primeira unidade de conservação a ter seu plano de manejo aprovado pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. C

  
  

Entre as Florestas Nacionais, a flona de Tapajós (PA) localizada na região do baixo Amazonas é a primeira unidade de conservação a ter seu plano de manejo aprovado pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Com aproximadamente 500 mil hectares e uma diversidade de espécies da fauna e flora brasileira, a Flona de Tapajós integra a estrutura do Ibama.

A missão da unidade é o desenvolvimento sustentável voltado à produção florestal e pesquisa científica, de forma a proteger as espécies da fauna e flora e os recursos hídricos; recuperar ecossistemas degradados e propiciar atividades de educação ambiental.

O Plano de Manejo é fundamental para o processo de gestão da unidade, porque permite que as atividades de impacto ambiental e os conflitos existentes na unidade e entorno sejam conciliados num processo de gestão participativa.

Em 2001 foi criado o conselho consultivo com a participação de representantes do governo federal, estadual e municipal, ongs, comunidades da flona e entorno para discutir o processo de construção do plano de manejo.

O objetivo é promover a gestão e o planejamento da Flona de Tapajós de forma consultiva, contribuindo para uma política de desenvolvimento social e conservação de recursos naturais.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em