Banda Sinfônica neutraliza sua emissão dos gases de efeito estufa

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é a primeira orquestra do Brasil a neutralizar todos os gases de efeito estufa (GEE) produzidos em suas apresentações com a adesão ao Programa Carbono Neutro, da MaxAmbienta

  
  

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é a primeira orquestra do Brasil a neutralizar todos os gases de efeito estufa (GEE) produzidos em suas apresentações com a adesão ao Programa Carbono Neutro, da MaxAmbiental. Numa parceria inédita entre a Banda, a MaxAmbiental e a SOS Mata Atlântica, a emissão de gases efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, bem como resíduos e lixo produzidos em cada um dos concertos, serão neutralizados pelo plantio de árvores. A estréia dessa ação pioneira aconteceu em março com o espetáculo “Águas da Amazônia”, junto com o grupo mineiro Uakti, no Teatro Cultura Artística.

Para compensar toda a produção de gases que afetam a atmosfera da Terra em uma apresentação da Banda Sinfônica, como locomoção do público (uma média de duas pessoas por carro), transporte de artistas e equipamentos, consumo de energia elétrica e geração de lixo, entre outros itens, haverá o plantio em média de 27 árvores. Durante este ano a Banda deverá realizar aproximadamente 40 espetáculos o que resultará no plantio de mais de mil árvores.

O plantio e manutenção das árvores serão realizados pela Organização S.O.S Mata Atlântica dentro do Projeto Florestas do Futuro, um programa de recuperação de bacias e sub-bacias hidrográficas pela recomposição de matas ciliares. Por meio deste programa, que também desenvolve ações de educação ambiental visando à conscientização da comunidade sobre a importância da conservação das florestas, em especial da Mata Atlântica, a Fundação S.O.S Mata Atlântica busca criar um modelo de reflorestamento com espécies nativas, que envolve a iniciativa privada, a sociedade civil e o poder público.

Para Abel Rocha, diretor artístico e regente titular, “a Banda Sinfônica é responsável pela criação e manutenção de um enorme Patrimônio Cultural, representado pelo acervo de obras escritas especialmente para nosso grupo. As recentes e alarmantes notícias sobre o aquecimento global nos levaram a refletir: se podemos assumir a responsabilidade por este patrimônio cultural, por que não poderíamos fazê-lo também com relação ao meio ambiente que, afinal, é Patrimônio de todos nós"”.

O próximo espetáculo da Banda será com o percussionista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Airto Moreira, e marca a abertura da temporada de assinaturas de 2007 da Banda Sinfônica, no dia 11 de abril, às 21h00, no Teatro Cultura Artística, com a regência do maestro Abel Rocha.

CarbonoNeutro® :

O Carbono Neutro é um selo que promove o uso da Neutralização de Carbono como ferramenta adicional de marketing e comunicação institucional, por meio do desenvolvimento de programas dirigidos a públicos de interesse. O selo é um ícone desenvolvido pela MaxAmbiental, empresa de finanças ambientais que viabiliza projetos de crédito de carbono, para a identificação pública de produtos, serviços, ações, instalações e eventos que tiveram seus volumes de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) neutralizados por meio de projetos ambientais reconhecidos e auditados.

Os programas são respaldados em projetos de plantios de árvores, conservação de biomas ambientais ou energia renovável. São auditados, comprovados, eficientes e atestado pelo selo Carbono Neutro.

A neutralização dos gases acontece na mesma proporção da emissão, o que é comprovado a partir da medição. Essa avaliação das emissões de gás carbônico é feita por meio de ferramenta científica e certificada internacionalmente.

A MaxAmbiental faz o levantamento completo das atividades da empresa e nesses cálculos do volume de emissões entram passagens aéreas, lixo produzido, gasto em combustíveis de veículos, energia elétrica, matéria-prima, materiais, transporte, pessoal, entre outros.

A partir da constatação do volume emitido de CO2, a empresa realiza a neutralização através da compensação em projetos ambientais. Até o momento, 59 mil toneladas de CO2 despejados na atmosfera foram neutralizadas pela MaxAmbiental com o plantio de 28 mil árvores, em parceria com o Projeto Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. www.carbononeutro.com.br

Sobre a Banda Sinfônica:

Corpo Profissional da Secretaria de Estado da Cultura, criado em 1989, é o mais importante e completo grupo do gênero na América Latina. Foi dirigida anteriormente pelos Maestros Roberto Farias e Daniel Havens e tem como regente assistente a Maestrina Érika Hindrikson.

Fonte: Assessoria de Imprensa Banda Sinfônica

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em