Os segredos para manter a pele jovem e saudável em todas as idades

Pesadelo de muitas mulheres, as marcas de expressão e rugas se formam com a perda da elasticidade e de algumas substâncias que mantêm a pele hidratada e lisa. Conheça aqui os segredos para evitar este problema que todas mulheres passam

  
  
Por ser o maior órgão do corpo humano, a cútis merece cuidados especiais. Para se ter noção, a pele de um adulto chega a pesar 2,5 kg e são removidos em torno de 19 kg de pele morta durante toda vida

Pesadelo de muitas mulheres, as marcas de expressão e rugas se formam com a perda da elasticidade e de algumas substâncias que mantêm a pele hidratada e lisa. Com o processo natural somado a diversos fatores, cerca de 80% do envelhecimento se torna mais visível na pele do rosto e do corpo.

Por ser o maior órgão do corpo humano, a cútis merece cuidados especiais. Para se ter noção, a pele de um adulto chega a pesar 2,5 kg e são removidos em torno de 19 kg de pele morta durante toda vida.

Fatores externos e internos podem influenciar a formação de rugas e agravar os sinais da idade, como a exposição ao sol, a falta de água e de alguns nutrientes, assim como doenças digestivas, que alteram a textura da pele. O frio, o vento e o calor em excesso, bem como uma alimentação deficiente, também causam danos à pele, como a perda de sua maciez e coloração.

Fãs de dietas devem ficar atentos aos inibidores de apetite, pois aumentam a contração dos vasos da pele, deixando-a com coloração acinzentada, efeito que também é causado pelo cigarro. O consumo de álcool também deve ser evitado, pois desidrata e reduz os níveis de vitamina B, D, potássio e magnésio, facilitando o enrugamento.

A flacidez, causada pelo envelhecimento cutâneo com perda de flexibilidade das fibras elásticas, é resultado da falta de vitaminas e minerais necessários para a saúde da pele e pode ser causada por estresse, depressão, ansiedade e regimes hipocalóricos. As infecções crônicas, obstipação intestinal, desequilíbrio hormonal, alergias alimentares e baixa imunidade contribuem para o aparecimento de acne, descamações e manchas.

Na alimentação, é preciso tomar cuidado com os diuréticos e com café, chá e chocolate em excesso, pois alimentos ricos em cafeína são prejudiciais à pele.

Nutrientes que ajudam a manter a pele jovem:
Zinco: aumenta o colágeno, melhora a cicatrização, a sudorese, atua na acne, dermatites e celulites.
Enxofre: excelente para cabelos e unhas. Participa da síntese de queratina. É indicado para eczemas de pele.
Silício orgânico: hidratante, elimina bactérias, melhora a cicatrização e é indicado no herpes labial.
Cobalto: previne a acne rosácea.
Magnésio: indicado na alopécia (queda de cabelo).
Manganês: indicado em urticárias, alergias de pele e acne.
Cobre: auxilia a síntese de colágeno.

Vitaminas
A: para queda de cabelo.
B: melhora o fígado e a cor da pele.
C: forma colágeno.
E: para pele sedosa.
Biotina: para queda de cabelo e dermatites.
Acido fólico: acne e ezcemas.

Plantas como alcachofra, bardana e cardo são depurativas, limpam o fígado e melhoram a textura da pele.

Sucos rejuvenescedores para cada faixa etária:

Para 20 anos
½ laranja pera, 1/2 kiwi, 1 morango, 1/2 fatia de abacaxi, 100ml de água de coco.
Bater com gelo e tomar 2 vezes por semana.

Para 30 anos
½ papaia, 1/2 ameixa, 1 colher de chá de linhaça dourada, 1/2 caju, 100 ml de suco de limão.
Bater com gelo e tomar 3 vezes por semana.

Para 40 anos
¼ de abacate, 1/2 caqui, 1/2 damasco, 100 ml de chá verde, 1/2 manga, 1 colher de chá de chia .
Bater com gelo e tomar 4 vezes por semana.

Para 50 anos em diante
1 colher de sopa de aveia, 1 folha de alga, ½ banana, 2 acerolas, 1/2 maçã, 1 fatia fina de melão, suco de 100 ml de melancia.
Bater com gelo e tomar 5 vezes por semana.

Por: Drª Sylvana Braga

  
  

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