Pesquisa indica que aquecimento global pode provocar ondas gigantes em Santos

Érica Santana Repórter da Agência Brasil Brasília - A elevação do nível do mar ocasionada pelo aquecimento global pode provocar, até o fim deste século, um desastre na cidade de Santos,

  
  

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A elevação do nível do mar ocasionada pelo aquecimento global pode provocar, até o fim deste século, um desastre na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A cidade poderá ser atingida por ondas gigantes, mostra um dos estudos brasileiros sobre as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a biodiversidade divulgados hoje pelo Ministério do Meio Ambiente.

O estudo desenvolvido em parceria entre a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) e a Universidade de São Paulo (USP) simulou aumento do nível do mar em 1,5 metro na baía e no estuário de Santos e São Vicente, em São Paulo, e revela que, se essa elevação ocorresse de fato, os impactos seriam desastrosos em toda a região.

Segundo uma das autoras do estudo, Emilia Arasaki, caso essas previsões se confirmem, ocorrerá o mesmo que aconteceu em abril de 2005, na Baía de Santos, quando a cidade foi tomada por ondas gigantes. “Foi o evento meteorológico que coincidiu com a elevação da maré acima de 1 metro com ventos, que gerou ondas de 4 metros na baía de Santos", diz ela. "Houve essa invasão com inundação na área dos prédios e a destruição de toda faixa da ponta da praia. Por isso, a gente pode ter uma idéia de como pode ser o cenário se houver essa elevação.”

A intensificação do processo de erosão e redução das faixas de areais das praias, a inundação de mangues e o desaparecimento de moluscos, crustáceos e minhocas marinhas que habitam o litoral seriam as principais conseqüências da invasão do mar, segundo a pesquisadora. Essa situação é apontada por ela como possível de acontecer em 2100.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores construíram uma maquete de 750 metros quadrados que reproduziu as mesmas condições físicas da região, como a simulação de marés altas e baixas. “Através desse modelo foi possível ver a velocidade das ondas. Ela ( a maquete) tem a capacidade de simular ondas e marés e medir a variação do nível da água”, disse pesquisadora.De acordo com a pesquisadora, no ensaio sobre a erosão das praias, o resultado apontou que as de menor largura serão as mais atingidas. Entre elas estão a praia das Pitangueiras, no Guarujá, a dos Milionários, na região de São Vicente e a da Ponta da Praia, em Santos.

Já a redução das faixas de areia, que poderá ocorrer caso o nível do mar suba 1,5 metro, afetará a distribuição da fauna que existe nesses locais. “Se não for possível o deslocamento das espécies que habitam essa zona, elas vão desaparecer”, alerta Arasaki.

A pesquisadora recomenda dar continuidade aos estudos que estão sendo produzidos, levando em conta características locais como a influência dos ventos na região. Além disse, ela sugere a implantação de políticas públicas para monitorar a elevação do nível do mar. “É importante considerar a velocidade dessa elevação, a circulação da água, a própria ação dos ventos como a gente já destacou e acompanhar esses processo erosivos."

Fonte: RADIOBRAS

  
  

Publicado por em

Isadora

Isadora

03/03/2010 10:30:36
eu não quero quer isso aconteça???????

MYK

MYK

Cabe a todos nós trabalharmos para evitar tais cosequencias. Agradeço se divulgar essas informações.
Maria carolina rebecchi cruz

Maria carolina rebecchi cruz

18/06/2009 16:03:52
eu acho que deveria ter mais coisas sobre essa materia pois isso e o mais falado pois se trata do nosso futuro.
minha opiniao.

MYK

MYK

Agradeço pelo comentário
Nahime

Nahime

17/06/2009 19:54:48
Olá , eu acho o seguinte , nós devemos por um poquinho na consciencia , pelo fato de estarmos destruindo TO THE WORD faça sua parte e contrua um mundo melhor e confortavel para seus filhos ;*

Erinaldo

Erinaldo

15/03/2009 00:12:29
eu acredito sim que isso venha acontecer, por causa do aquercimento global, nao so no seculo mas ainda neste ano de 2015

Juliana

Juliana

06/02/2009 18:06:47
Eu acho que as autoridades da cidade de Santos, sabendo disso, devem estudar alguma estratégia para que essas ondas não acabem com toda a nossa cidade, tirando Santosdo mapa. Eles tem quee tranquilizar a população que providencias já estão sendo tomadas, pq se isso se alastrar e o povo vê que os gorvenantes não estão nem aí pra uma notícia tão grave, o que vai acontecer é que todo mundo vai querer vender suas casas e fugir da cidade, vai parecer uma cidade fantasma, abandona e depois das ondas destruida.E isso é muito grave e triste pra uma cidade tão linda, que tem todo um passado e histórias,

MYK

MYK

obrigado pela opinião expressa