Ar-condicionado ameaça saúde

O ar-condicionado é uma das piores ameaças à saúde dos trabalhadores que sofrem com alergia. Quando sua manutenção não é feita regularmente, ele se torna um reservatório de poeira, ácaros e bactérias. O resultado é muita tosse, coceira no nariz e mal

  
  

O ar-condicionado é uma das piores ameaças à saúde dos trabalhadores que sofrem com alergia. Quando sua manutenção não é feita regularmente, ele se torna um reservatório de poeira, ácaros e bactérias.

O resultado é muita tosse, coceira no nariz e mal estar, principalmente em prédios públicos onde, muitas vezes, o ar- condicionado central raramente passa por limpezas.

Os sintomas da alergia causada pelo ar-condicionado podem ser tosse, coriza, febre, dor no peito, sonolência e até mal estar. Com isso, o rendimento de muitos trabalhadores é prejudicado.

O médico alergista Roberto Ronald explica que o ar-condicionado sujo funciona como um verdadeiro exaustor de ácaros e bactérias.

`Se o ar-condicionado for central e a manutenção for mal feita, a situação é muito pior. Aquilo ali vira uma casa de ratos e baratas e os detritos vão sendo jogados no filtro e que vão ser jogados no nariz e no pulmão das pessoas`. alerta o médico.

O alergista ainda recomenda que o ar-condicionado residencial seja limpo, pelo menos, uma vez por semana. O ar-condicionado central, entretanto, deve passar, a cada três meses, por inspeções em laboratórios especializados.

De acordo com Ronald, todo caso de alergia deve ser tratado por um especialista e nunca com automedicação. A alergia pode passar, mas deixa marcas. Toda crise de asma deixa uma pequena fibrose no pulmão que vai se somando às outras com o passar do tempo e com o passar das crises. A mesma coisa é no nariz.

`Em uma rinite de longa duração e mal tratada, o indivíduo já não vai mais sentir os odores, perde a olfação e perde parte do paladar. Nos casos mais avançados vai ter um mau odor enorme no nariz que só é corrigido com o uso de lavagens`, explica.

Se você desconfia que o ar-condicionado de seu trabalho está contaminado por falta de limpeza, procure a vigilância sanitária de sua cidade.

Fonte: Agência Brasil


  
  

Publicado por em