Arraial do Cabo/RJ debate criação do Parque Estadual da Costa do Sol

O Parque da Costa do Sol ficará localizado em uma área de grande interesse turístico e econômico.

  
  

A Secretaria Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo realiza, na próxima quinta-feira (4/03), às 10h, Audiência Pública para a criação do Parque Estadual da Costa do Sol. Promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, a audiência tem o objetivo de debater com a comunidade o formato e a abrangência da primeira unidade de Conservação litorânea do Rio. O evento será realizado no Centro Cultura Manoel Camargo localizado na Avenida da Liberdade, s/n (ao lado da prefeitura).

Durante o encontro, técnicos do Inea, representantes do Consórcio Lagos São João e técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente apresentarão projetos, sugerindo a inserção de áreas e suscitando um debate, integrando comunidade, empresários e órgãos públicos. O Parque da Costa do Sol ficará localizado em uma área de grande interesse turístico e econômico.

O Parque da Costa do Sol tem área prevista de 5.500 hectares e será o primeiro fragmentado do Estado, uma vez que, deve incorporar ecossistemas nos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio, quase todos às margens da Lagoa de Araruama. Também está prevista a inclusão do parque da Serra das Emerências, em Búzios, que abriga a maior floresta de pau-brasil do Rio de Janeiro. Esse modelo de conservação já é usado em alguns países da Europa. A nova unidade de conservação vai abranger 27 Áreas de Preservação Ambiental (APA) e de Proteção Permanente (APP).

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em