Caminho do Colono-PR pode virar estrada-parque

O Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, pode virar Zona de Uso Intensivo. O Projeto de Lei 2346/04, do deputado Colombo (PT-PR), considera de uso intensivo a faixa que abrange o trecho da antiga BR-163, hoje PR-495, e as áreas marginais da estr

  
  

O Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, pode virar Zona de Uso Intensivo. O Projeto de Lei 2346/04, do deputado Colombo (PT-PR), considera de uso intensivo a faixa que abrange o trecho da antiga BR-163, hoje PR-495, e as áreas marginais da estrada até a distância de 40 metros de cada lado do eixo da via que passa pelo Parque do Iguaçu.

Na administração da zona serão observados:

1 - os objetivos do Parque Nacional do Iguaçu;

2 - a integração social, histórica e cultural dos municípios da região;

3 - a compatibilização dos interesses da sociedade local com a preservação ambiental;

4 - a ampliação da proteção do entorno ao Parque com estímulos à agricultura orgânica, recomposição da matas ciliares e cuidados com os rios afluentes.

Segundo o deputado Colombo, o objetivo é permitir a existência na região de uma estrada-parque de uso restrito, controlada e ambientalmente viável.

Tramitação

A matéria será apreciada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e Interior; de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; e de
Constituição e Justiça e de Redação. Como tramita em regime conclusivo, se aprovada e não houver requerimento de deputados para sua votação pelo Plenário da Câmara, seguirá para apreciação do Senado.

Fonte: Agência Câmara

  
  

Publicado por em